A Retro Studios quase trabalhou em um jogo similar a Portal após o lançamento de Metroid Prime 3. O game, chamado “Adept”, é um de oito projetos cancelados pela Nintendo ao longo dos anos 2000, como revelam ex-devs do estúdio em reportagem.

Publicada no domingo (5), a reportagem de mais de 40 minutos do DidYouKnowGaming inclui uma série de entrevistas com ex-funcionários da subsidiária, que relatam inflexibilidade da publisher japonesa com novas ideias e realocamento de recursos para priorizar a IP da Nintendo (via Eurogamer).  

Imagem de Adept, jogo cancelado da Retro Studios
Retro Studios

O protótipo de Adept

Como destaque, o protótipo de Adept – revelado com exclusividade pela reportagem – foi descartado pela Nintendo pela “falta de familiaridade” com o jogo da Valve, nas palavras do programador responsável, Paul Tozour. 

“A Nintendo do Japão é muito insular. Há muito de uma síndrome de ‘não foi inventado aqui’", afirma Tozour. “Acho que muito disso vem do fato que eles têm habilidades extraordinárias de design. Todos foram treinados segundo [a filosofia do] Miyamoto-san…”

Uma espécie de “Portal com combate”, a ideia é que Adept se tornasse um jogo de plataforma e puzzle em que baterias seriam usadas para criar uma grande quantidade de portais – diferente do jogo da Valve, em que é possível criar dois portais. 

Imagem de Adept, jogo cancelado da Retro Studios
DidYouKnowGaming/YouTube

Além disso, as funcionalidades eram variadas para além do teletransporte. Por exemplo, um tipo específico de portal gerava um empurrão de força, podendo ser usado no combate. 

Relação complicada com a Nintendo

Entrevista com Paul Tozour, ex-dev da Retro Studios
DidYouKnowGaming/YouTube

Tozour relata que o protótipo foi apresentado e recusado pelo produtor da franquia Metroid Metroid na Nintendo, Kensuke Tanabe. 

A fim de contextualizar a ideia antes da apresentação, Tozour teria oferecido uma cópia de Portal ao produtor. Tanabe, porém, teria negado a cópia com a justificativa de que determinada política interna da Nintendo impede os funcionários de receber presentes. 

Imagem de Adept, jogo cancelado da Retro Studios
DidYouKnowGaming/YouTube

A relação complicada com a publisher na época é fortalecida pelo game designer John Whitmore que, relembrando outro jogo cancelado nos anos 2000, Metaforce, disse que os projetos da empresa eram engavetados em favor da IP da Nintendo. 

LEIA MAIS

Outro projeto cancelado da Retro que chamou atenção nos últimos anos é “Project X”, um jogo de Zelda com uma versão masculina de Sheik como protagonista.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!