O Switch tem sido uma geração marcante para os brasileiros. A plataforma protagonizou o retorno ativo da publisher no país que, desde 2020, investe continuamente na distribuição e localização de jogos. E, para a felicidade dos Nintendistas, o plano é manter esse trabalho nos próximos anos.

Durante a CCXP, o The Enemy conversou com Bill Van Zyll, diretor para a América Latina, que disse que o trabalho da Nintendo no Brasil “está apenas começando”. O executivo promete continuar cumprindo as demandas dos fãs em 2024, além de comentar a recepção de Super Mario Bros. Wonder e o calendário do Switch no próximo semestre.  

Foto de Bill Van Zyll, da Nintendo, na CCXP23
Nintendo/Reprodução

O que esperar da Nintendo no Brasil em 2024

As expectativas para a Nintendo em 2024 são altas. Apesar de carecer confirmação oficial, rumores apontam a chegada iminente do próximo console da empresa, que deve manter a abordagem híbrida com maior poder de hardware. 

Imagem de Mario vs Donkey Kong
Nintendo

Independente da transição do Switch para um novo console no próximo ano, Van Zyll promete que o time da América Latina continuará a ouvir e atender os jogadores. 

“O nosso objetivo é continuar a trazer mais conteúdo localizado e lançamentos simultaneos no Brasil”, afirmou Van Zyll. “Ainda estamos construindo no Brasil, estamos ouvindo todos os pedidos dos Nintendistas, e nosso objetivo é continuar a cumprir essas demandas e desejos dos jogadores”.

Imagemd e Luigis Mansion 2 HD
Nintendo

O diretor volta a destacar o crescimento contínuo do Switch no país, o que propicia o investimento local. Ele menciona o próximo lançamento em português do Brasil – Princess Peach Showtime! – sem confirmar a distribuição física, mas pede que os jogadores fiquem ligados, pois “há mais a caminho”.

“O que vemos no Brasil e na América Latina é que ainda estamos crescendo, a plataforma [Switch] continua a expandir. Então é nisso que estamos realmente focados: alcançar o máximo possível de pessoas. Como sabe, nossa missão é colocar sorrisos nos rostos das pessoas. Ainda vemos muito potencial no Brasil, estamos apenas começando”, prometeu.

“Ano do Mario”

Imagem de Super Mario Bros O Filme
Nintendo/Universal

A presença da Nintendo na CCXP23 coroa um ano de presença constante em eventos locais. Em especial, no caso do festival de cultura pop, a publisher mira o alcance do público amplo presente – principalmente por se tratar de um “ano do Mario”. 

“Sabemos quão grande a cultura pop é no Brasil e, por isso, pensamos: ‘Bem, na Nintendo, este foi um ano grande para o Mario, com o filme e grandes lançamentos como Mario Wonder. Bem, então vamos trazer o Mario para a CCXP!’”, contou o diretor, que disse estar feliz com a recepção calorosa do público do evento. 

Imagem de Super Mario Bros Wonder
Nintendo

Destaque do estande na feira, Super Mario Bros. Wonder encerra um ano que evidenciou o capricho na localização para o idioma – com direito a referência inesperada a Machado de Assis, aclamado escritor brasileiro. 

“Como você sabe, os fãs brasileiros – que são bastante exigentes – têm pedido por localização”, reconheceu Van Zyll. “Mas os Nintendistas também são muito bons em reconhecer quando fizemos algo bem. Eles demonstram apreço. Sendo assim, acho que houve equilíbrio nesse sentido, a recepção [de Super Mario Bros. Wonder] tem sido muito positiva”.

Imagem de Mario Kart 8
Nintendo

“Sabe, quando você e outras pessoas perguntam sobre a localização, falamos sobre uma característica muito forte na Nintendo que é a qualidade do produto. (...) Já que nós mesmos fazemos [a localização], priorizamos o alto nível. O exemplo que você deu, da referência a Machado de Assis, é o tipo de pequeno detalhe que evidencia esse padrão de qualidade”, finalizou.

Disponibilizar jogos clássicos é uma prioridade

Imagem do catalogo de SNES do Nintendo Switch Online
Nintendo

Para o primeiro semestre de 2024, o calendário da publisher se destaca pela grande presença de ports, que reafirmam um esforço constante da Nintendo para o Switch: a disponibilização do máximo possível do seu catálogo. 

Van Zyll confirma o acesso a jogos de “legado” como uma prioridade atual da empresa, explicando que o trabalho acontece em diversos níveis. 

“O que é interessante é que diferentes coisas, desde ports ao catálogo de clássicos do Nintendo Switch Online, encaixa como relançamento de jogos clássicos”, apontou. “Também temos as remasterizações e jogos inéditos que homenageiam  clássicos – por exemplo, Super Mario Bros. Wonder. Sendo assim, o reconhecimento dessa história acontece em múltiplos níveis, do ato de portar jogos antigos a reimaginar os jogos”.

LEIA MAIS

O lançamento mais recente do Switch com localização para português do Brasil é Super Mario Bros. Wonder. Confira o review completo.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.