O anúncio de que Star Fox 2 estará entre os games disponíveis para o SNES Classic Edition, versão miniatura do Super Nintendo, foi uma surpresa para muita gente – aparentemente, inclusive para um dos próprios programadores originais do jogo.

Em entrevista ao Kotaku, Dylan Cuthbert, fundador da Q-Games, afirmou que ficou tão surpreso quanto todo mundo, já que só ficou sabendo que o título chegaria ao SNES Classic Edition junto com o anúncio do console. “Isso fez meu dia! É incrível”, comentou sobre o lançamento.

Até agora, Star Fox 2 nunca havia sido lançado oficialmente, após ter sido cancelado por conta do foco da Nintendo no desenvolvimento de Star Fox 64. Segundo Cuthbert, o título passou por um período de desenvolvimento de dois anos e traz algumas experimentações que devem chamar a atenção, como mudanças que podem ocorrer na campanha sempre que o jogador começar uma partida nova.

Ainda de acordo com Cuthbert, apesar de estar terminado, o título acabou não sendo lançado por conta da própria evolução da indústria, já que o game chegaria com uma tecnologia 3D atrasada em relação aos competidores da época, Sega Saturn e PlayStation. “Eu concordo que, estrategicamente (se não emocionalmente), foi a decisão correta. Mas agora a nossa forma retro de 3D é legal de novo, é o momento perfeito", disse.

Star Fox 2 é um de 21 jogos que acompanham o SNES Classic Edition. O console será lançado no dia 29 de setembro por US$ 80. Veja a lista completa de títulos que estarão no novo Super Nintendo aqui.