Uma franquia clássica de Mario que certamente já acompanhou boa parte da vida de muitos jogadores. Mario Party tem 23 anos e já passou por altos e baixos nesse percurso, e Mario Party Superstars veio para recordar esses momentos e mostrar do que a série é capaz.

O jogo é uma celebração dos melhores momentos que a franquia teve até então, reunindo 100 dos mais divertidos mini jogos, 10 personagens jogáveis retirados da história da série, 5 tabuleiros dos três primeiros jogos de Mario Party e diversas regras e mecânicas já conhecidas.

Retorno às origens

(Reprodução/Julia Macalossi/The Enemy)

Superstars se concentrou em trazer para a telinha novamente os mini jogos de N64 e GameCube, sem muita firula. São quatro jogadores em um tabuleiro virtual, jogando seus dados, coletando alguns itens no caminho, competindo em mini jogos para se tornarem uma super estrela e correndo atrás da estrela perdida pelo mapa, com suas moedinhas prontas para serem trocadas.

A verdade é que a franquia havia se tornado cada vez mais complicada e menos divertida. Talvez a gente só quisesse jogar “Shy Guy Mandou” e “Pinguimpurra” despretenciosamente com nossos parceiros ou família, sem se preocupar com a reinvenção do tabuleiro ou modos que havia sido feito.

Se você é um grande fã do Mario Party de 2018, esse é exatamente o jogo que você está procurando. Todo o jogo é inteiramente old-school, com duas opções de modo principal chamadas Mario Party e a Montanha Mini Jogos.

Na Montanha Mini Jogos você pode escolher qualquer um dos 100 selecionados e jogá-los como quiser. Além de contar também com infos sobre os jogos, como tempo recorde e a quantidade de pontos que cada jogador fez entre outras coisas.

Um jogo pra família toda

(Reprodução/Julia Macalossi/The Enemy)

Não é novidade que a franquia sempre foi um jogo que faz sucesso entre as famílias, afinal, reunir todo mundo na sala e jogar em um grande tabuleiro virtual com diversos mini jogos e, bom, causar a destruição da família, pode ser bem… divertido.

Os jogadores que são novatos na franquia vão aproveitar bastante a coletânea com os melhores mini jogos de Mario Party e se divertir muito com os tabuleiros selecionados.

Apesar de ser um jogo para a família inteira, ele também é um jogo consideravelmente difícil e injusto, que vai permitir que jogadores bons arrasem com jogadores que não tem tanta experiência assim. Por isso, para uma melhor experiência em família - e com pessoas que não estão acostumadas a jogar Mario Party - tente não pegar tão pesado assim, afinal, a diversão só é legal quando é compartilhada e sentida por todos.

(Reprodução/Julia Macalossi/The Enemy)

Se você curte as músicas do jogo, um recurso em Mario Party Superstar permite que você compre as músicas dos tabuleiros e jogos anteriores e os selecione para ouvi-las durante sua jornada de exploração no menu.

Além disso, uma novidade bacana são os emojis que podem expressar suas emoções para a telinha enquanto outros jogadores estão em sua vez de jogar. É possível utilizar diversos tipos de emoticons diferentes, além de comprar novos na Loja do Toad.

Fator Repetição

(Reprodução/Julia Macalossi/The Enemy)

Repetir diversas vezes alguns tabuleiros pode ser um pouco cansativo, sabemos. A Nintendo adicionou cinco deles neste título, mas poderia ter adicionado mais.

O fato é que mesmo assim - mesmo que você repita diversas vezes o mesmo tabuleiro e saiba todas as casas de cor e salteado - você ainda vai se divertir muito com os 100 mini jogos possíveis.

No começo do jogo, ao setar as especificações da partida, você pode escolher entre uma mistura de todos os jogos disponíveis ou apenas jogos de N64, apenas os de GameCube, apenas jogos que requerem Habilidade, os que são de Ação e os que são para a Família toda. É simplesmente sensacional.

Além disso, também é possível fazer diversas mudanças no estilo da partida, como selecionar o nível de dificuldade dos seus parceiros (caso esteja jogando sozinho contra oponentes de IA), selecionar o total de rodadas e, consequentemente, o tempo que vai ser necessário para jogá-las.

Também é possível selecionar se estrelas extras serão permitidas ou não no jogo, além da opção “Clássico”, que permite que a nostálgica regra de estrelas extras dos bônus de Riqueza, Destreza e Arroz de Festa sejam válidas. Você pode selecionar se vai querer ou não ajuda durante os mini jogos e também se algum personagem deve começar com vantagem ou não.

Localização em Português do Brasil

(Reprodução/Julia Macalossi/The Enemy)

O jogo chegará ao Brasil com a localização completa em português e posso dizer que está 100% sensacional.

O que realmente brilha em Mario Party Superstars é o nome dos mini jogos, que estão todos localizados com pequenas referências e brincadeiras que deixarão você com um sorriso no rosto o resto da partida inteira e a cada novo mini jogo que você jogar.

(Reprodução/Julia Macalossi/The Enemy)

Além disso, alguns momentos também dão um gostinho do português com uma dublagem em PT-BR, como quando conseguimos uma estrela nova, por exemplo, e ouvimos uma voz feminina exclamando em um tom amigável e comemorativo que conseguimos a estrela.

Conclusão

A Nintendo ouviu a súplica dos fãs e retornou às origens da franquia, sem inventar modos mirabolantes e carros bizarros, apenas uma coleção de mini jogos clássicos que todo mundo vai aproveitar do começo ao fim do jogo.

Mario Party Superstars compila alguns dos melhores e mais divertidos mini jogos da série e reformula muito do conteúdo que ajudou a moldar a franquia e é perfeito para veteranos e recém-chegados - além de todos os intermediários. 

O jogo é, essencialmente, uma carta de amor aos jogos antigos da franquia que conseguiu escrever sua declaração da melhor forma possível, misturando o clássico e o moderno em um jogo que toda a sua família vai curtir.

Nota do crítico