Preciso começar esse texto dizendo que eu sou uma péssima motorista. Dito isso, sim, eu aceitei o desafio (pelo menos para mim) de jogar Chocobo GP e, honestamente, que bom que fiz isso. Ele se tornou um jogo querido e divertido em pouquíssimo tempo.
Chocobo GP é uma sequência do original Chocobo Racing de PlayStation 1, e ele se baseia bastante neste jogo, obviamente. Considerando que estamos em uma época com um fluxo lento de jogos de corrida como Mario Kart e companhia, este jogo oferece uma experiência divertida, colorida e (quase) igualmente satisfatória quanto jogos clássicos do gênero.
Inicialmente, você joga com o Chocobo e aprende o básico da corrida: como acelerar, como fazer um drift, como fazer curvas e tudo mais. A partir daí, você pode se aventurar pelas corridas.
História
Embora quase nenhum modo história em jogos de kart tenha dado tão certo assim ao longo dos anos, Chocobo GP entrega uma história boa e, bom, interessante na medida do possível.
Ela começa com um Moogle viciado em corridas que se chama “Racing Hero X”, ele então descobre uma energia mágica e a usa para organizar uma competição. Qualquer participante que possa vencer os desafios estabelecidos em uma série de corridas pode ter qualquer desejo realizado.
E isso chama a atenção dos caçadores de tesouro Chocobo e Atla, que embarcam em uma aventura para vencer as corridas e ganhar o prêmio. É claro que, no caminho dessa aventura, eles reúnem diversos personagens (amigos e inimigos), como Camilla, Shirma, Clair e muitos outros.
Um elenco incrível e fofo
Os personagens, como já mencionei, são inspirados e até mesmo saídos diretamente de Final Fantasy, e, no modo história, podemos ver como muitos ainda continuam com a mesma personalidade de sempre.
Desbloqueando os personagens, conforme você corre e avança na história, você vai aprendendo que cada um tem suas características específicas para as corridas, além de aprender também qual deles é melhor usar em qual pista.
O Chocobo, seu inicial, por exemplo, pra mim é honestamente um dos melhores já que ele tem uma velocidade mediana, mas também possui Grip, Aceleração e Drift medianos, então ele costuma ser um bom personagem (e eu usei ele bastante, preciso confessar).
A Camilla, por exemplo, tem uma aceleração incrível, mas uma velocidade pequena, o que não é muito bom pra mim, que quase não consigo manter ela na pista de corrida direito. E assim todos os personagens tem suas particularidades.
Além do Modo História, Chocobo GP também possui uma variedade de modos offline e online, como corridas individuais, corridas em série e multiplayer online.
Um modo divertido — mas, confesso, extremamente frustrante pra mim — é o Chocobo GP, que leva o mesmo nome do jogo, e te coloca em uma corrida contra 64 jogadores onde você precisa vencer percursos até a corrida final com apenas oito finalistas.
Rápido… mas não tão fácil
Muito do conteúdo do jogo — especialmente os corredores — são desbloqueados conforme você avança no Modo História. Ele tem, sejamos honestos, cerca de umas 3-4 horas.
Pra mim, que sou uma péssima motorista, pode ter levado um tempo um pouco maior, já que eu tive que refazer a mesma corrida muitas vezes. Acredite em mim quando eu digo “muitas”.
Gostei muito das opções de corredores. Antes de iniciar a corrida, você pode ver um menu, que se chama “Character Menu”, onde você pode configurar tudo antes da corrida: seu personagem, seu veículo/maneira de locomoção e até mesmo customizá-los.
As opções de customização não são tão variadas e poderiam ser mais satisfatórias. No caso de customizar sua maneira de locomoção, você pode mudar a cor ou colocar adesivos nelas. Quanto ao personagem, é possível vesti-lo com fantasias. Eu esperava mais opções da parte de customização de veículos, confesso.
Caos para todo lado
As corridas, em si, são caóticas… mas estranhamente boas. Pense em todos os elementos de jogos do gênero e adicione-os aqui. Óbvio. E isso não é nada ruim, é claro.
Com um excelente timing, você consegue ganhar um impulso que vai te ajudar bastante na linha de saída. Você também pode aproveitar as curvas para realizar manobras e drifts incríveis que vão te dar mais pontos e um extra na aceleração.
Existem cristais na pista que podem ser coletados e vão te dar uma ajudinha na velocidade, além de carregar seu poder especial, exclusivo de cada personagem. Alguns possuem aumento de velocidade, outros colocam coisas na pista de corrida, etc.
E, além disso, também existem os Magicites, que podem ser obtidos durante a corrida, em formato oval com classificações de bronze, prata e ouro. Eles são feitiços diferentes de toda a franquia Final Fantasy.
Eu simplesmente odeio todos eles porque nenhum deles me beneficiava (eu provavelmente estava usando eles de forma errada), e ficava desesperada toda vez que um sinal de “cuidado” aparecia na tela, me informando que alguma magia estava chegando. E aí puft, eu era congelada, jogada pro ar ou para fora da pista de corrida e perdia minha colocação.
Algo que me deixou bem decepcionada foi o aviso de magia que eventualmente piscava na tela e avisa o jogador que algo — ruim — está para acontecer. Ele só aparecia e a coisa acontecia. Em nenhum momento foi dito como evitar que algo ruim acontecesse, ou, talvez, ensinado a desviar de magias e essas coisas. Não sei se é uma reclamação válida, mas foi algo que me incomodou um pouco.
Ah, também existem os portais azuis e vermelhos pelo mapa. Eles podem te ajudar ou te atrapalhar, às vezes te jogando para frente dos oponentes na corrida ou, às vezes, te jogando para pontos atrás ou te fazendo dar de cara na parede.
Preparar, apontar… Conclusão!
Chocobo GP é um jogo divertido. É, sim, “mais do mesmo”. Não introduz nenhuma mecânica super elaborada ou até mesmo nova, apenas recicla tudo o que os jogos do gênero já trazem à tempos. Mas é divertido, familiar e… fofo.
Claro que o nível de agradabilidade do jogo pode depender muito — também — do quão fã da franquia Final Fantasy você for.
É fácil ser convencido pela fofura dos personagens (Chocobos!!!!) e se divertir com o jogo. Não é um jogo fenomenal, mas pode te dar algumas horas de diversão, especialmente se estiver jogando com família ou amigos.
- Lançamento
10.03.2022
- Publicadora
Square Enix
- Desenvolvedora
Arika
- Gênero
Corrida
- Testado em
Nintendo Switch