O lendário game designer Shigeru Miyamoto, responsável pela criação de séries icônicas da Nintendo como Donkey Kong, Legend of Zelda e Super Mario, será uma das pessoas homenageadas em 2019 pelo governo do Japão por suas importantes contribuições culturais.
"Fico muito feliz que estejam jogando luz sobre a indústria de jogos. Este é um trabalho em que você não consegue fazer nada sozinho", comentou ele sobre o prêmio, conforme relatado pelo jornal Sankei News, de Osaka.
Neste ano são 21 pessoas homenageadas com o prêmio. Além de Miyamoto, aparecem como destaque do universo de cultura pop a mangaká Moto Hagio e o cineasta Nobuhiko Obayashi.
Outros nomes de destaque que receberam o prêmio em anos anteriores são o criador de animes Leiji Matsumoto, o mangaká Shigeru Mizuki e o diretor Hayao Miyazaki, um dos fundadores do Studio Ghibli.
A conquista de Miyamoto foi parabenizada pelo também game designer Yuji Naka, um dos responsáveis pela criação do maior rival do Super Mario, o ouriço azul Sonic.
"Shigeru Miyamoto parece ter sido selecionado como um Mérito Cultural. Parabéns! Esta é a primeira vez que alguém da indústria de games é escolhido, não é? Fico feliz que pessoas do mercado de jogos estejam sendo escolhidos agora."