Bayonetta 3 terá modo que censura nudez
Jogadores poderão escolher se querem que os personagens tenham os corpos menos expostos
Bayonetta é uma franquia conhecida pelo excesso de nudez – afinal, a bruxa fica nua para invocar demônios com seus cabelos. No terceiro game, porém, os jogadores poderão escolher se querem que os personagens tenham os corpos menos expostos, pois a PlatinumGames adicionou um modo que censura a nudez.
LEIA MAIS
- Bonecas virtuais: Bayonetta, sexualização e empoderamento
- Quer Bayonetta 3 no Playstation ou Xbox? Peça para a Nintendo, diz Hideki Kamiya
- Bayonetta 3 terá um novo sistema de invocação de demônios
No Twitter, a desenvolvedora revelou o “Naive Angel Mode” (“modo anjo inocente”, em tradução livre para o português) com um vídeo que mostra o recurso em ação. Ao ativá-lo, os personagens têm seus corpos cobertos com mais peças de roupa, ficando menos expostos.
Por exemplo, em uma cena em que Bayonetta conjura Madama Butterfly, os seios do summon aparece menos expostos.

A nudez e a sexualização excessiva em Bayonetta sempre foram pontos muito discutidos pela comunidade. A personagem é, sim, uma bruxa que invoca demônios para derrotar seres celestiais e sabe usar sua sensualidade como arma. Mesmo assim, o olhar masculino se faz presente, traduzido no excesso de poses sugestivas e closes em partes íntimas nos primeiros jogos. Isso não apenas causa desconforto como ainda compromete a mensagem de empoderamento e sexualidade da personagem.
Entenda mais sobre o tema em nosso artigo sobre Bayonetta, sexualização e empoderamento, em que opinamos que “apesar de ser conflitante em sua execução, a personagem passa uma mensagem importante para a indústria e, sobretudo, para as jogadoras”.
Bayonetta 3 será lançado em 28 de outubro para Nintendo Switch.