Hideki Kamiya enfim abordou a recepção negativa à história de Bayonetta 3 – e sua resposta aos fãs mais críticos foi um tanto quanto dura. Com uma série de publicações em seu Twitter, o criador da série disse que aqueles que não gostaram do final do último jogo devem “passar longe” dos próximos.
No sábado (19), Kamiya indicou que Bayonetta 4 já está em desenvolvimento, e o jogo dará sequência ao final do terceiro jogo de formas “inesperadas”.
Em um tuíte seguinte, o diretor alfinetou dizendo que aqueles que se tornaram “transmissores de rádio enlouquecidos e venenosos” sobre o final de Bayonetta 3 devem “passar longe” de títulos futuros – especialmente se possuem críticas à forma como a protagonista foi abordada (via Kotaku).
Kamiya também comentou que não achou a resolução da trilogia inesperada, complementando que os jogadores deveriam levar em consideração o trabalho feito com o design, arte e história, ao invés de focar apenas na forma como Bayonetta foi tratada.
O diretor também respondeu as críticas sobre detalhes mais específicos da história. Sendo assim, caso não tenha terminado Bayonetta 3, fica o aviso de spoilers a seguir.
Spoilers a seguir
O final de Bayonetta 3 é marcado pela revelação de que Viola é filha de Bayonetta e Luka, que viveram um romance em uma realidade alternativa do multiverso. O problema é que, sem nenhuma explicação ou desenvolvimento, a bruxa da realidade que jogamos também se apaixona pelo jornalista.
Até então na história da série, Bayonetta menosprezava completamente Luka, que a importunava constantemente com cortejos indesejados. Sendo assim, foi um tanto quanto inesperado vê-la subitamente apaixonada pelo homem que a perturbava tanto.
Quando perguntado por um jogador sobre a paixão “submissa” de Bayonetta por Luka e a forma como essa mudança inesperada impactou a personagem, Kamiya rebateu com uma resposta ácida: “Isso é [apenas a forma] como você vê”.
Parte expressiva do fandom de Bayonetta é formado por jogadores LGBTQIA+ e, ainda mais após a evolução do relacionamento da bruxa e Jeanne no jogo anterior e a confirmação de que são um casal no canon, muitos se sentiram frustrados ao ver que as duas não terminaram juntas. Pior: ambas foram mortas por Singularity.
Diante das os comentários frustrados dos fãs, porém, Kamiya se mostrou contrariado e inflexível. “Sinto que nunca conseguirei interagir com uma pessoa que investe tanto em um elemento (por exemplo, um personagem) e julga apenas a partir disso”, respondeu o diretor no Twitter.
No próximo jogo, devemos ver Viola assumindo o papel de Bayonetta – e fica a expectativa para que a história leve a bruxa até o inferno para tentar resgatar seus pais e Jeanne.
LEIA MAIS
- Bayonetta 3: Onde encontrar todas as Umbran Tears
- Bayonetta: História completa dos dois primeiros jogos
- Bayonetta 3 quase teve um “mundo semi-aberto”, sugere rumor
Bayonetta 3 está disponível no Nintendo Switch. Leia nosso review do game, em que constatamos que “espetáculo de ação de combate, título serve um final épico e eletrizante à altura da trilogia”.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em Twitch, Twitter, Facebook e no TikTok. Também somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de lançamentos de jogos da América Latina e que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos.
- Lançamento
28.10.2022
- Publicadora
Nintendo
- Desenvolvedora
Platinum Games
- Censura
14 anos
- Gênero
Hack 'n' slash
- Testado em
Nintendo Switch
- Plataformas
Nintendo Switch