O Wii U foi um dos maiores fracassos na história da Nintendo no mercado de videogames, comparável apenas com o Virtual Boy, dos anos 1990.

Ainda assim, é difícil negar que, por mais que o console fosse falho, ele recebeu jogos exclusivos verdadeiramente excelentes, que em um mundo ideal mereceriam mais destaque e atenção do público.

Agora, com o sucesso do Switch, a Big N já está trazendo grandes exclusivos de um console para outro, como é o caso de Mario Kart 8 Deluxe e Bayonetta 2. Mas o catálogo do Wii U ainda tem alguns títulos que poderiam funcionar perfeitamente em sua nova plataforma.

Super Mario Maker

Um dos melhores editores de fases de todos os tempos, Super Mario Maker deu a chance ao público de criar suas próprias fases do mascote da Nintendo - incluindo projetos mirabolantes e desafiadores - de forma simples e acessível.

O maior desafio da versão de Switch seria implementar um sistema de edição que não dependa de uma segunda tela, como no Wii U e 3DS.

Outro exclusivo do Wii U desenvolvido pela Platinum Games - um deles sendo Bayonetta 2 -, The Wonderful 101 é uma mistura bizarra e hilária de jogo de ação, estratégia e plataforma, em que o jogador deve liderar um grupo de heróis contra uma ameaça alienígena.

Pikmin 3

Apesar de utilizar significativamente a segunda tela e o GamePad do Wii U, Pikmin 3 é uma experiência tão interessante e divertida que valeria uma conversão de jogabilidade para o Nintendo Switch.

The Legend of Zelda: The Wind Waker HD

Remake do que é considerado um dos melhores jogos da série Zelda, Wind Waker HD refina e renova os elementos mais tediosos da versão do game para GameCube, mas conseguindo manter seu espírito de aventura original.

Super Mario 3D World

Apesar de Super Mario Odyssey ser um jogo incrível, ele é uma experiência (quase totalmente) dedicada ao singleplayer. Já Super Mario 3D World traz a possibilidade de jogar com amigos, e seu formato funcionaria perfeitamente no Switch.

Yoshi's Wooly World

Um dos games mais adoráveis a chegar ao mercado nos últimos anos, Yoshi’s Wooly World foi lançado tanto para o Wii U quanto para o 3DS, e também merece um espaço no catálogo do Nintendo Switch.

Tokyo Mirage Sessions #FE

Mistura de Fire Emblem e a série Shin Megami Tensei: Persona, Tokyo Mirage Sessions é uma excelente pedida para fãs de RPG japoneses, ou até para quem quiser conhecer uma ou as duas franquias.

E, com o sucesso de Persona 5, por que não sonhar em uma tradução total, com dublagem para o inglês (já que infelizmente uma adaptação em português parece um sonho ainda mais distante)?

The Legend of Zelda: Twilight Princess HD

Twilight Princess retomou o estilo realista de Zelda visto em Ocarina of Time. E apesar de não ser tão adorado pela crítica e fãs quanto Wind Waker, o game merece um espaço de destaque na série.

Por isso, ele também recebeu uma nova versão no Wii U, que idealmente poderia ser portado para o Switch.

NES Remix

NES Remix (e sua sequência, NES Remix 2) criou uma série de minigames especiais misturando e inventando situações que colocam personagens como o herói de The Legend of Zelda, Link, dentro do Donkey Kong original.

Já disponível para Wii U e 3DS, seria ótimo ver a coletânea também chegar ao novo console da Nintendo.

Xenoblade Chronicles X

Já que Xenoblade Chronicles 2 chegou ao Switch, por que não trazer este spin-off da série, que coloca o jogador com a missão de desbravar um novo lar para uma colônia perdida da Terra?

Com um mundo absolutamente vasto (com cinco continentes de extensão), e um sistema de combate excelente - embora com jogabilidade por vezes complexa -, o game foi aclamado pelos críticos no Wii U, e provavelmente acharia público ainda maior no Switch.