Há alguns dias, foi descoberto que a Nintendo escondeu o jogo Golf, do Nintendinho, no sistema do Switch. Muitas pessoas acreditam que isso é uma preparação para, talvez, adicionar emulação de games retrô no novo console. Mas parece que o propósito por trás desse easter egg é homenagear o falecido presidente da empresa, Satoru Iwata.

Iwata, que faleceu em 2015, foi o programador de Golf, e como aponta o produtor Justin Epperson, que trabalha na 8-4, uma empresa de localização de games baseada em Saitama, no Japão, a presença do jogo no console está sendo apelidada pelos japoneses de "omamori", algo que pode ser traduzido como "amuleto."

Na cultura japonesa, omamori são levados para santuários por diversas razões, explica Epperson. Os japoneses acreditam que manter um próximo a você garante proteção ou boa sorte por parte da pessoa responsável pelo amuleto. A ideia, então, é que a Nintendo colocou Golf no sistema do Switch para que Iwata esteja protegendo e cuidando de cada unidade do console.

Indo além disso, os modders que estão investigando a presença de Golf no sistema descobriram um método complexo para acessar o jogo, mas ele só funciona no dia 11 de julho (não adianta mudar a data nas configurações do console), que é o aniversário da morte de Iwata. Isso praticamente confirma a teoria de que o game retrô está lá para homenagear seu programador.