Monster Hunter: World chega ao PlayStation 4 e Xbox One nesta sexta-feira (26) com a promessa de tornar mais acessível uma franquia conhecida por ser complicada. De muitas maneiras, ela cumpre a missão (você pode saber mais em nosso review), mas ainda assim, o Novo Mundo do game esconde muitos segredos.

Se você tem interesse na franquia ou adquiriu o jogo e não sabe muito bem por onde começar, confira as dicas abaixo - certamente, são coisas que eu gostaria de saber quando comecei a jogar Monster Hunter.

Está jogando Monster Hunter: World? Tem mais um conselho para novatos? Deixe seu comentário!

Teste todas as armas

Monster Hunter: World

Logo no início do jogo, quando chegar a Astera, você será levado ao seu quarto, onde poderá escolher uma arma. Lá, também existe uma sala de treinamento - para acessar, fale com o Amigato ao lado do baú. Neste local, você aprende o funcionamento básico de cada arma e alguns combos, o que será vital na hora de enfrentar os monstros.

Ao testar todas as armas, você pode descobrir qual delas combina mais com seu estilo de jogo - muitas vezes, pode ser com algum equipamento que você não imaginava.

 

Capcom/Divulgação

Coma antes de cada missão

Monster Hunter: World

Em Monster Hunter, é possível fazer refeições para aumentar temporariamente seus pontos de vida, ataque e defesa. Você pode fazer isso na cantina, em Astera, ou nos acampamentos em cada um dos locais da missão. Não se esqueça de comer antes de cada missão para garantir pontos extras para seu personagem e seu Amigato.

Capcom/Divulgação

Pegue todas as pistas de monstros

Monster Hunter: World

Em toda missão de caçada, você é levado a pesquisar pistas até encontrar o monstro . São pegadas, arranhões em árvores ou em pedras, muco, penas, etc. Normalmente, basta investigar algumas pistas para achar o monstro, indicadas em verde brilhante. Ao coletar pistas suficientes, eles te indicam a posição do seu alvo.

Mesmo que você ache o monstro que está caçando, não pare de investigar seus rastros. Isso aumenta seu nível de pesquisa, o que pode desbloquear investigações, missões paralelas que garantem pedaços mais raros daquele monstro cujo set de armadura você está querendo completar.

Capcom/Divulgação

Mantenha um foco

Monster Hunter: World

Boa parte do loop de gameplay de Monster Hunter consiste em coletar itens de monstros para montar um set de equipamentos, o que significa que você vai matar a mesma criatura várias vezes. Portanto, não se preocupe em ter todas as armaduras e armas do jogo. Escolha as que você mais gosta ou mais precisa, e mantenha o foco. Há muitos colecionáveis que valem a pena completar no jogo - as armaduras não são um deles.

Capcom/Divulgação

Quer explorar o mapa? Vá em uma Expedição

Monster Hunter: World

A maior parte das missões de Monster Hunter - tanto as Designadas (main quest) quanto as Opcionais -, tem um limite de tempo. Se você não completar no tempo determinado, é obrigado a retornar à base.

Portanto, para explorar com calma os mapas, sua opção é a Expedição, na qual você pode perambular sem limite de tempo. Se você precisa obter itens que não vem de monstros - como pilhas de ossos, minérios, insetos ou plantas -, esse é o melhor jeito de conseguí-los com calma.

Capcom/Divulgação

Fique de olho no Centro de Recursos

Monster Hunter: World

Logo na entrada de Astera, há um “altar” com três personagens. Este é o Centro de Recursos, onde é possível pegar missões paralelas como investigações, caçadas registradas ou entregas. São tarefas simples, como coletar uma quantidade de um item, ou matar um número específico de monstros.

Tudo isso é registrado automaticamente, independentemente se você estiver fazendo a missão ou não, e as recompensas são boas. Portanto, fique sempre de olho no Centro de Recursos.

Capcom/Divulgação