Lançado oficialmente nesta quinta-feira (6), o Threads é a nova rede social do Meta. Alternativa ao Twitter, que introduziu limitações amplamente criticadas, a plataforma ainda está nos seus primeiros dias e, por isso, é fácil se ver confuso ao navegar. 

Nesta lista, o The Enemy separou 5 dicas de configuração e uso do novo app, incluindo tutorial para entrar na rede, como otimizar a timeline e mais.

Como conseguir o convite para entrar no Threads

Logo do Threads

O primeiro passo é entrar na rede social. É, sim, possível baixar o app e criar o login direto por ele, mas recomendamos que importe os dados do Instagram. 

Para isso, abra o aplicativo de fotos do Meta e clique no ícone de lupa localizado no canto inferior da tela. Depois, digite “Threads” na barra de pesquisa – mas, atenção, não aperte enter. Você notará que um ícone de convite vermelho aparecerá na parte direita da barra de pesquisa. 

Meta
Captura de tela do Threads

Ao clicar no ícone, um convite em 3D do aplicativo aparecerá na tela. Agora, basta selecionar “Baixar o Threads” para seguir com a configuração da conta, que inclui opções de importação de informações, contas seguidas e mais. 

The Enemy/Meta

Não deixe de configurar as notificações

Captura de tela do Threads

Assim que estiver no Threads, você perceberá que o aplicativo passará a enviar um nível de notificações alarmantes para o seu celular. Para evitar isso, não deixe de configurar a rede social conforme a sua preferência de avisos. 

Para isso, dentro do Threads, clique no item em formato de pessoa localizado na barra inferior da tela – é assim que você acessa o seu perfil, similar ao Instagram. Depois, selecione o botão com dois traços encontrado no canto superior direito. 

The Enemy/Meta
Captura de tela do Threads

O menu de configurações se expandirá na tela. Resta clicar em “Notificações” para desativar ou ativar as notificações desejadas. É possível até mesmo pausar todos os avisos por push do app e não ser incomodado quando não está ativo na rede.

The Enemy/Meta

Economize caracteres

Captura de tela do Threads

Mais amigável ao usuário, o Threads permite um limite maior de caracteres por publicação. Atualmente, o Twitter para não assinantes permite tuítes com até 280 caracteres – versus os 500 caracteres permitidos no Threads. 

Ainda sim, sempre é bom economizar caracteres em prol de aproveitar o máximo do espaço de texto oferecido, não é mesmo? Para isso, assim como acontece no Facebook, é possível usar apenas cards para direcionar os usuários para links desejados. 

Para isso, copie e cole o link escolhido no espaço de publicação do app. Espere alguns segundos e, assim que o card aparecer, é possível apagar o link. Você perceberá que o cartão continuará anexado à publicação, liberando maior espaço para “textões”.

É importante ressaltar que, no momento, esta funcionalidade só está disponível no iOS. Por algum motivo, não é possível realizar a mesma ação no Android.  

The Enemy/Meta

Como ocultar curtidas e silenciar palavras

Captura de tela do Threads

Em 2021, o Instagram adicionou a opção de ocultar curtidas – e, sendo uma plataforma do Meta, o mesmo recurso está disponível no Threads.

Para ativar essa opção, vá ao seu perfil e clique no ícone em formato de globo no canto superior esquerdo. Aqui, é possível tornar o perfil privado, delimitar quem pode mencionar você, gerenciar os perfis seguidos e mais. 

The Enemy/Meta
Captura de tela do Threads

Para ocultar curtidas, siga para a aba dedicada e selecione a opção. Para silenciar e ocultar palavras indesejadas – um recurso útil para evitar spoilers na timeline, por exemplo –, clique em “Palavras ocultas” e depois em “Gerenciar palavras e frases personalizadas”.

LEIA MAIS

The Enemy/Meta

Gerenciar uso de dados

Captura de tela do Threads

Por fim, por se tratar de um aplicativo de uso primariamente mobile, não se esqueça de gerenciar o gasto de dados para não consumir demais seu 5G ao navegar pela rede. 

Para fazer isso, retorne ao menu de configurações e selecione “Conta” e, depois, “Outras configurações de conta”. Você será direcionado para a aba de preferências do Instagram, onde é possível ativar o recurso de Economizador de Dados na opção “Uso de dados do celular”.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!

The Enemy/Meta