Square Enix/Divulgação
Square Enix confirma ‘morte’ de Final Fantasy Brave Exvius
Sucesso da franquia no universo mobile, Brave Exvius foi lançado em 2016 e passou de 40 milhões de downloads
Um dos jogos mais interessantes do iOS e Android, Final Fantasy Brave Exvius teve seu fim decretado pela publisher japonesa Square Enix. De acordo com o comunicado, veiculado pelos perfis sociais da empresa, o jogo permanecerá online até 30 de outubro de 2024, às 23h59 (3h59 no horário de Brasília).
Após isso, os seus servidores serão descontinuados e o app, removido das lojas oficiais por onde ele é gratuitamente distribuído. A Square Enix não informou o motivo que a levou ao desligamento definitivo de Final Fantasy Brave Exvius, mas em uma postagem na conta oficial do jogo no Instagram, a empresa disse que essa foi uma “decisão difícil”. Veja o texto na íntegra a seguir:
LEIA TAMBÉM
-
Design dos perfis de Tony Hawk’s Pro Skater levanta rumores de novo jogo
-
Review: Visions of Mana resgata RPG clássico para a geração de Genshin Impact
“Muito obrigado por jogar FINAL FANTASY BRAVE EXVIUS.
Sentimos muito em anunciar que tomamos a difícil decisão de descontinuar o serviço do aplicativo FINAL FANTASY BRAVE EXVIUS a partir de 30 de outubro de 2024, às 23:59 [3:59, em Brasília].
Em nome de todo o time de desenvolvimento de FINAL FANTASY BRAVE EXVIUS, nós pedimos perdão pela dura decisão, mas estamos sinceramente agradecidos por todo o apoio que recebemos dos jogadores.
Desde o lançamento de FINAL FANTASY BRAVE EXVIUS em 30 de junho de 2016, nós sempre buscamos oferecer uma experiência de jogo incrível e proveitosa, que excedesse o dia anterior, para nossos jogadores. Entretanto, nós chegamos à conclusão de que seria difícil manter a experiência do app e, por isso, optamos por finalizar o serviço.”
Final Fantasy Brave Exvius foi uma aposta que rendeu um bom desempenho à Square Enix no universo mobile: enquanto outros lançamentos da empresa são oferecidos a preços relativamente salgados, essa entrada da longeva franquia de RPG era obtida de graça, com microtransações e elementos de gacha (sabe os “Desejos” de Genshin Impact? Mesma coisa, mas aqui se chamam “Visões”), onde você invocava personagens de outros jogos da marca Final Fantasy e até personagens de outras franquias que já foram da Square, como Tomb Raider e Deus Ex, e até algumas parcerias com celebridades reais, como a cantora Katy Perry.
Ao todo, o jogo superou a marca dos 40 milhões de downloads e perdurou por quatro temporadas de conteúdo.
Vale lembrar: a Square Enix não comentou nada sobre War of the Visions: Final Fantasy Brave Exvius, um jogo mobile nos mesmos moldes (mas com sistema de batalha tático, a la Final Fantasy Tactics) que se passa antes dos eventos do jogo agora findado.