Já se foi a época em que jogos para celular eram quebra-cabeças super simples ou versões diluídas de títulos para consoles.

Hoje em dia as produções para smartphones e tablets dão vida a ideias originais ou versões ainda melhores de clássicos recentes.

Listamos abaixo alguns dos melhores jogos mobile de 2017 e convidamos você a deixar também suas dicas:

Old Man's Journey

Uma das melhores surpresas do universo indie - especialmente do festival brasileiro BIG -, trata-se de um adventure com lindas artes e uma mensagem bonita, raramente vista nos games, sobre envelhecimento.

Monument Valley 2

Lançado de surpresa, o título faz exatamente o que se espera de um jogo com '2' no nome: mais do mesmo e muito melhor. O game preserva o estilo artístico marcante do original e expande a brincadeira com duas personagens principais.

Galaxy of Pen & Paper

Feito pela galera da Behold, estúdio brasileiro que também fez Knights of Pen & Paper e Chroma Squad, ele leva a inusitada ideia de um 'game sobre jogar um RPG de mesa' para um cenário de ficção científica. Divertido e envolvente como poucos.

Layton's Mystery Journey

A série de quebra-cabeças da Level-5 foi reformulada e agora é estrelada por Katrielle, filha do intrépido Professor Layton. Além do 3DS, o título também agraciou smartphones e tablets com os mesmos personagens carismáticos e puzzles intrigantes.

Cat Quest

Um RPG de ação super simpático ao estilo Zelda do Super Nintendo, com visual 2D, fantasia medieval e... todo estrelado por gatos! Cat Quest é recheado de clichês, mas todos organizados de forma tão organizada e divertida que fica difícil largar até terminar.

Animal Crossing Pocket Camp

Que tal viver a bucólica experiência de Animal Crossing de um jeito mais enxuto e social? Pocket Camp condensa toda a brincadeira da Nintendo em um jogo que incentiva bastante a visitar os acampamentos de amigos e a troca de itens.

Clique para ver os outros conteúdos da retrospectiva do The Enemy