Harry Potter: Wizards Unite, jogo mobile de realidade aumentada da Niantic Labs que procurou recriar o sucesso da empresa com Pokémon GO, será encerrado oficialmente em janeiro de 2022, quando seus servidores serão desativados.

"Lançamos Harry Potter: Wizards Unite mais de dois anos atrás, unindo uma comunidade de bruxos e bruxas por todo o globo em uma jornada épica para encerrar a Calamidade e manter o mundo mágico a salvo", diz o anúncio oficial no site da Niantic. "Nos próximos meses, vamos concluir a história e fechar o jogo em 31 de janeiro de 2022."

"Nem todos os jogos são feitos para durar para sempre", continua a mensagem. "Nosso objetivo com Harry Potter: Wizards Unite foi trazer a magia deste mundo à vida para milhões de jogadores ao saírem e explorarem suas vizinhanças. Nós conseguimos isso junto, trazendo um arco narrativo de dois anos que se concluirá em breve."

A Niantic reforçou este ponto no site oficial do jogo.

"Com o passar dos anos, milhões de bruxas e bruxos ao redor do mundo embarcaram em aventuras no mundo real, se juntando para manter a magia escondida a salvo dentro do mundo mágico enquanto juntavam forças para enfrentar Os Imperdoáveis. Neste tempo, jogadores também trabalharam junto de Hermione e Harry como parte da Força-Tarefa de Manutenção de Sigilo para resolver o mistério por trás do desaparecimento dos Cinco de Londres e agora estão prestes a pôr um fim à Calamidade."

A partir desta terça (2), elementos de jogo como desafios diários renderão mais pontos e recompensas, e o limite diário para envio de presentes será removido.

A partir de 6 de dezembro, o jogo não poderá mais ser baixado tanto na App Store para iOS quanto via Google Play e Galaxy Store para Android. Após 31 de janeiro de 2022, será impossível acessar os servidores e funções por meio do aplicativo.

Lançado em junho de 2019, Harry Potter: Wizards Unite foi uma nova tentativa da Niantic Labs de recriar o sucesso que o estúdio alcançou em 2016 com Pokémon GO, desta vez com a licença de Harry Potter, mas ainda utilizando conceitos e elementos de seu game anterior e suas mecânicas de realidade aumentada.

O jogo, porém, não chegou perto de capturar a imaginação do público como o jogo mobile de Pokémon no lançamento, quanto mais manter sua longevidade. Outros jogos da Niantic, como Ingress, também parecem ter mantido um público cativo com o passar dos anos.

Embora esse jogo mobile inspirado na franquia de Harry Potter esteja prestes a ser encerrado, fãs da franquia continuam animados para 2022, já que é (até onde se sabe) este o ano de lançamento de Hogwarts Legacy, jogo que se passa na icônica Escola de Magia e Bruxaria.

A Niantic, por sua vez, continua produzindo mais jogos de realidade aumentada, incluindo o recém-lançado Pikmin Bloom, baseada em outra série com criaturas adoráveis para consoles da Nintendo, e o vindouro Transformers: Heavy Metal, baseado na franquia de robôs disfarçados.

Pikmin Bloom
Niantic Labs/Divulgação