A Disney está sendo processada por supostamente coletar informações sigilosas de crianças e jovens através seus games móveis para compartilhá-las com anunciantes e empresas.

De acordo com o The Washington Post, o processo é também movido contra outras três parceiras de tecnologia da Disney – Upsight, Unity e Kochava – pela violação do chamado Children's Online Privacy Protection Act (COPPA), lei dos Estados Unidos que protege a privacidade de crianças navegando por aplicativos e sites.

A ação lista um total de 42 aplicativos da Disney que teriam softwares de rastreamento de informações, incluindo alguns dos mais populares jogos da companhia, como Where’s my Water? 2 – instalado mais de 100 milhões de vezes – e Moana Island Life, que registra entre 1 milhão e 5 milhões de instalações na Google Play Store.

O processo exige que a Disney não divulgue informações coletadas sem o consentimento dos responsáveis pela criança e também busca reparações financeiras pelo dano. À publicação, um porta-voz da gigante do entretenimento afirmou que que o processo não tem mérito e que é uma “incompreensão fundamental” do funcionamento da COPPA.

"A Disney possui um programa de conformidade robusto da COPPA e mantém políticas rigorosas de coleta e uso de dados por aplicativos Disney criados para crianças e famílias", afirmou a empresa no comunicado.