A Apple está comemorando uma "vitória retumbante" sobre a Epic Games em relação aos processos antitruste que estão em disputa desde 2020, onde a gigante dos videogames alega que a Apple impede a concorrência legítima nos dispositivos mobile.

A juíza Yvonne Gonzalez-Rogers decidiu contra a Epic em nove das dez alegações, determinando que a empresa não conseguiu provar que a Apple detinha um monopólio conforme definido pelas leis antitruste do estado da California, EUA, conforme aponta reportagem do Eurogamer

No entanto, Gonzalez-Rogers decidiu a favor da Epic no principal processo, determinando que a Apple não poderia bloquear desenvolvedores de usar métodos de pagamento alternativos dentro dos aplicativos - uma prática conhecida como "anti-direcionamento" - pois isso constituiria "conduta anticompetitiva" sob a lei estadual.

Apesar disso, a Apple considera a decisão como uma "vitória retumbante neste caso", como disse um porta-voz da empresa em comunicado à imprensa. “Pela segunda vez em dois anos, um tribunal federal decidiu que a Apple cumpre as leis antitruste nos níveis estadual e federal", disse o porta-voz.

"Respeitosamente discordamos da decisão do tribunal sobre a única alegação restante sob a lei estadual e estamos considerando uma análise adicional", concluiu a Apple. 

No entanto, vale lembrar que tanto a Apple quanto a Epic ainda podem recorrer da decisão da juíza sobre os métodos de pagamento de terceiros, então poderíamos ver todo o processo antitruste entre as empresas ser arrastado ainda mais.

Quanto ao futuro do Fortnite no iOS, isso ainda está por ser visto: a Apple disse anteriormente à Epic que "não considerará quaisquer outros pedidos de reabilitação [de sua conta de desenvolvedor] até que o julgamento do tribunal de primeira instância se torne final e não passível de recurso". 

Porém, devido à uma decisão da União Europeia, a Apple vai precisar adicionar um recurso em seu sistema operacional para que os usuários instalem aplicativos em seus aparelhos por outras fontes, ou seja, fora da App Store, o que pode fornecer à Epic uma oportunidade para o retorno do Fortnite aos dispositivos da maçã.

Leia Mais

Fortnite foi retirado da App Store da Apple em 2020 e desde então, o game não recebeu atualização nos dispositivos iOS, impedindo os usuários aproveitarem novos recursos e partidas online em seus aparelhos.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!