Cansou de PUBG e de Fortnite no mobile? Opções não faltam no mercado de Battle Royale, e uma das mais fortes disponíveis para smartphone é o Free Fire.

Gratuito para iOS Android, o game segue a mesma premissa de seus concorrentes: dezenas de jogadores sendo lançados em uma ilha com o objetivo de ser o único sobrevivente. Tudo isso enquanto a área segura do mapa vai diminuindo gradativamente.

Fácil, não é? Nem tanto. O jogo tem algumas particularidades que o diferem dos Battle Royales mais conhecidos, e que vão fazer a diferença na hora de sobreviver.

Confira 10 dicas para mandar bem no Free Fire:

Conheça as armas

De nada adianta ter um ótimo sistema de mira se você não conhecer as particularidades de cada arma, não é mesmo?

Escopetas não costumam ser muito eficientes à longa distância, mas levam vantagem sobre as metralhadoras em combates mais próximos, por exemplo. Procure aprender pelo menos um pouco sobre cada arma para aumentar o seu repertório.

Começando pelo começo

Antes de jogar, é importante se sentir bem com os controles do game - em uma tela reduzida, isso fará muita diferença para conseguir controlar bem o seu personagem.

O jogo disponibiliza configurações para o tamanho e posicionamento de cada botão virtual. Escolha as opções mais confortáveis para você.

Um é pouco, dois é bom, e quatro também

Se você ainda está começando, o jogo permite que você jogue em dupla ou em quarteto com amigos. Mesmo que seus companheiros não sejam craques no jogo, ter alguém para te ajudar e passar pelos mesmos perrengues com certeza deixará a experiência mais divertida.

Sobreviva

Acumular kills e distribuir headshots são prazeres incríveis, mas lembre-se: antes de ser um jogo de tiro, Free Fire é um desafio de sobrevivência.

Portanto, não se aventure de peito aberto em tiroteios, seja calculista e cuidadoso para chegar longe no game.

 

Fones de ouvido

Em Free Fire, inimigos só são mostrados no mapa quando estão sendo muito barulhentos ou se já estão na sua frente. Por isso, qualquer vantagem em perceber a localização dos inimigos deve ser aproveitada.

Bons fones de ouvido serão essenciais para escutar qualquer movimento próximo a você, evitando ataques pelas costas e outros tipos de surpresa.

Conheça suas virtudes

Diferentemente de PUBG e Fortnite, em Free Fire existem vários personagens, cada um com suas habilidades exclusivas - como carregar armas mais rapidamente ou dar socos mais fortes.

Os personagens especiais serão desbloqueados conforme você evoluir na jogatina. Você também poderá aumentar o poder de suas habilidades depois de colecionar itens especiais.

Caia com estilo

No início de uma partida, todos os jogadores estarão em pé de igualdade, e aquele que der a sorte de encontrar uma boa arma logo de cara pode acumular muitas vítimas rapidamente.

Para não ser um dos azarados, procure aterrissar em regiões mais afastadas da ilha. Você disputará os itens do local com menos pessoas, e poderá acumular armas para sobreviver no decorrer do game.

Pisa fundo!

Precisa percorrer uma longa distância? Vale a pena procurar por veículos próximos de você. Os carros são rápidos e poderão ajudar bastante a explorar o mapa no começo da partida.

Quando o mapa se afunilar, entretanto, o carro pode se tornar um inimigo. Seu motor barulhento será ouvido pelos adversários próximos, denunciando a sua posição.

 

Confie em sua mira

O jogo possui um sistema de aim assist muito útil, que irá te ajudar a acertar tiros mais improváveis. Assim que sua mira ficar vermelha, não hesite em atirar, pois é certeza de acerto.

Atenção aos drops

Durante as partidas, você provavelmente verá um avião deixando uma caixa de itens cair na ilha. Sua localização será marcada por um feixe de luz amarelo, chamando a atenção dos jogadores próximos.

Tome cuidado! Os itens do drop costumam ser de alta qualidade, mas se expôr demais para pegá-los pode te tornar presa fácil para um inimigo.

Também é válido assumir o papel de caçador, e esperar jogadores se aproximarem da caixa para tirá-los de combate.