Um dos games de maior sucesso desta década, Minecraft poderia ter sido comprado pela Microsoft antes de 2014, mas a oportunidade acabou não sendo aproveitada por conta de um dos executivos da empresa.

Os bastidores da aquisição do jogo criado por Markus "Notch" Persson pela empresa, que acabou sendo fechada em setembro de 2014 por US$ 2.5 bilhões (cerca de R$ 7,9 bilhões, em conversão direta), são detalhados pelo próprio CEO da Microsoft, Satya Nadella, em seu novo livro Hit Refresh (via Yahoo Finance).

Segundo Nadella, o atual chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, foi o primeiro a discutir a proposta da compra do game dentro da empresa, mas acabou tendo sua ideia rejeitada por seu chefe à época.

Nadella não nomeia o executivo responsável por recusar a compra de Minecraft na ocasião, mas é provável que ele se refere a Don Mattrick, que ocupou a liderança da divisão Xbox até 2013, quando deixou a posição para se tornar CEO da Zynga.

"Para alguns, uma rejeição tão visível e de alto nível poderia ser desencorajadora, mas Phil não desistiu", conta Nadella, que ouviu a proposta de Spencer novamente quando assumiu a posição de CEO.

Ainda segundo o executivo, o fundador da empresa, Bill Gates, e o ex-CEO Steve Ballmer, ambos membros do conselho de diretores da Microsoft, também não entenderam o movimento de compra de Minecraft no princípio. “Agora eles entendem”, escreve Nadella.