Chegamos finalmente ao quarto e último tutorial dessa série de League of Legends! Os objetivos básicos do jogo foram ensinados no primeiro tutorial, depois explicamos as funções e classes de campeões e os conceitos dos Feitiços de Invocador foram desmistificados. Para finalizar esse aprendizado em Summoner's Rift, falaremos um pouco sobre Talentos, Runas e etiqueta em jogo - acredite, ela existe!

None

TALENTOS

Os Talentos são basicamente pontos ganhos automaticamente ao subir de nível em sua conta, usados para aprimorar suas habilidades e/ou status desde o início do jogo. Existem três árvores de Talentos: Ataque (que vale tanto para campeões AD cuja base é o dano dos ataques e campeões AP cuja base fica no dano mágico das habilidades), Defesa e Utilidade.

A função da página de Ataque tem como propósito tanto como aumentar o dano quanto diminuir a resistência dos inimigos. Por isso, é perfeita para os Assassinos, Atiradores e Tanques. Já os da árvore de Defesa podem ser utilizados em todos os campeões, pois essa resistência oferecida é sempre bem-vinda para durar mais nas lutas. A página de talentos de Utilidade é focada em campeões Magos ou Suportes, pois possuir uma quantidade maior de Mana ou poder conceder Velocidade de Movimento aos aliados é incrivelmente necessário para esses papéis.

Os maiores erros cometidos entre os novatos para selecionar os Talentos são focar muitos pontos em árvores diferentes ou focar todos os pontos em uma só árvore: é necessário existir um balanceamento que padronize essas escolhas, de forma a corresponder à sua função na partida. Na seleção de campeões, os Talentos podem ser modificados, permitindo assim que você selecione as árvores corretas caso jogue com um AD Carry ou Suporte, por exemplo.

Normalmente, os campeões ofensivos fazem suas páginas de talento 21 - 9 - 0. O que isso significa realmente? É simples: são 21 pontos nos talentos de Ataque, 9 pontos no talentos de Defesa e nenhum ponto em Utilidade. É um tipo de padrão diferente para cada classe. Por exemplo, os Suportes geralmente fazem 0 - 9 - 21 e os Tanques deixam 9 - 21 - 0, sempre seguindo a mesma ordem de Ataque - Defesa - Utilidade. Mesmo assim, nem sempre esses valores são absolutos e podem ser modificados dependendo das necessidades.

Apesar desse sistema parecer um pouco complicado, caso você esteja um pouco perdido, pode se basear no seu jogador preferido. As páginas de Talentos e Runas de todos os invocadores são abertas para qualquer pessoa poder visualizar, então não hesite em fuçar o perfil daquele profissional que joga tão bem com seu campeão favorito. Isso provavelmente pode te dar uma boa base de como começar a montar sua própria página.

None

 

São ao todo 57 habilidades disponíveis em sua página de Talentos, cada uma com uma particularidade única que faz toda a diferença em Summoner’s Rift. O lado bom é que você pode testá-las da forma que quiser sem receios, pois pode modificá-las quando desejar.

RUNAS

Infelizmente, o que é um ponto positivo na página de Talentos não se aplica na página de Runas, mas falamos disso logo abaixo. Para explicar de uma forma simples, as Runas são pedras mágicas que concedem atributos diferenciados ao seu campeão. Elas são divididas em três formas:

Classe ou Tier 1 - Runas que podem ser adquiridas desde o seu primeiro nível de conta
Classe ou Tier 2 - Runas que são liberadas para compra após o nível 10
Classe ou Tier 3 - Runas Supremas, disponíveis apenas depois do nível 20

A cada nível de conta, um espaço a mais de Runa é liberado e é apenas no nível 30 que são disponíveis todos os espaços possíveis. São ao todo 9 Marcas, 9 Selos, 9 Glifos, e 3 Quintessências, totalizando 30 Runas que formam a página. Lembrando também que, diferente das páginas de Talentos que são gratuitas, as páginas de Runas precisam ser adquiridas - tanto com Riot Points quanto com Influence Points.

O recomendado é começar a comprar essas pedras apenas no nível 20, pois as Runas não são reembolsáveis. Comprá-las da Classe/Tier 1 ou 2 não vale a pena, pois acabam sendo um desperdício de tempo e Influence Points - já que as Runas só podem ser adquiridas com essa moeda.

None

Isso é uma dica que deve ser levada em consideração, já que muitos jogadores acabam se arrependendo de suas compras antecipadas e por isso costumam até criar contas novas por esse erro. Formar uma página de Runas costuma ter um preço alto e Influence Points não são muito fáceis de se obter, já que são uma forma de recompensa ao final de cada partida jogada.

Disponibilizamos alguns exemplos de páginas padrão com custo mais baixo para começar.

Para Magos, são 9 Marcas de Penetração Mágica, 9 Selos de Armadura, 9 Glifos de Resistência Mágica e 3 Quintessências de Poder de Habilidade.
Para Lutadores, são 9 Marcas de Dano de Ataque ou de Penetração de Armadura (dependendo da escolha pessoal), 9 Selos de Armadura, 9 Glifos de Resistência Mágica e 3 Quintessências de Dano de Ataque.
Para Atiradores, são 9 Marcas de Dano de Ataque, 9 Selos de Armadura, 9 Glifos de Resistência Mágica e 3 Quintessências de Velocidade de Ataque.
Para Tanques, 9 Marcas de Armadura, 9 Selos de Armadura, são 9 Glifos de Resistência Mágica e 3 Quintessências de Vida.

Obviamente esses modelos podem ser diferentes, dependendo do gosto e necessidade do jogador. Os Assassinos e Suportes são mais maleáveis e por isso possuem pequenos detalhes de cada campeão que acabam mudando suas respectivas páginas.

Por exemplo, apesar de serem ambos Suportes, Thresh e Sona possuem jogabilidades e necessidades diferentes, por isso não devem compartilhar da mesma página de Runas. Enquanto o Thresh precisa de mais resistência por estar na linha de frente aguentando dano, Sona precisa de mais Mana e se encontra atrás nas lutas para oferecer cura e benefícios aos aliados. Só essas funções já são motivo para suas páginas serem totalmente distintas.

O CÓDIGO DOS INVOCADORES

A finalidade do Código dos Invocadores é ensinar os novos jogadores a se comportarem dentro e fora das partidas e não serem tóxicos para a comunidade. São 9 conceitos básicos que devem ser seguidos: ajude a sua equipe, dê um feedback construtivo, facilite discussões civilizadas, divirta-se sem ser às custas dos outros, construa relacionamentos, mostre humildade na vitória e elegância na derrota, seja firme e não revoltado, não deixe nenhum novato para trás.

Esses princípios, apesar de simples, fazem toda a diferença para a construção de uma cena mais receptiva. Ser novato não é fácil - principalmente em MOBAs, que são jogos normalmente muito complexos. Ter paciência para aprender é essencial, mas ter paciência com quem sabe menos que você é ainda mais importante. Quando jogar, seja o jogador que gostaria de ter em seu time e quando estiver em discussões na comunidade, argumente de forma tranquila. Se todos seguissem essas ações, League of Legends seria um jogo mais leve e com menos pressão. Por isso, seja a mudança necessária para melhorar o ambiente do game, pois o novato de hoje pode ser o Elo Desafiante de amanhã!

Fique ligado, pois semana que vem teremos um tutorial de um novo jogo.