A editora alemã Carlsen criou uma eleição para que os leitores decidam qual será a capa do sexto volume da série Harry Potter por lá. Os leitores podem votar através do site da empresa e a capa escolhida será revelada no próximo dia 15 de agosto. Harry Potter und der Halbblutprinz chega às lojas em 1º de outubro.

Enquanto as versões traduzidas não chegam aos leitores, diversas edições ilegais estão deixando os editores de todo o mundo de cabelos em pé. Seguindo sua tradição de quebra de recordes, com nove milhões de exemplares vendidos nas primeiras vinte e quatro horas, Harry Potter and the Half-Blood Prince já é um dos livros mais compartilhados da rede. David Rothman, co-fundador do The OpenReader Consortium Project, alerta que, embora ainda sem o volume da pirataria de música e filmes, a quantidade e rapidez da disponibilidade de cópias ilegais do livro de Joanne Rowling é uma visão do que ocorrerá no futuro. Segundo Rothman, a pirataria vai aumentar se as editoras não acordarem para o problema.

Neil Blair, advogado da Christopher Little Literary Agency, que representa Joanne Rowling, informou que o sexto livro tem sido distribuído em maior volume e mais rapidamente pela rede do que todas as edições anteriores. Além de versões convertidas para arquivo da edição em papel, já foram encontradas versões narradas e traduções não autorizadas em diversas línguas. O advogado informou que já despachou mais de cem cartas para diversos websites no Reino Unido, Canadá, Rússia, Polônia, China, Espanha e também do Brasil determinando a retirada de traduções ilegais do livro. Blair também soma mais de cem ações contra o eBay para encerrar leilões de cópias pirata do sexto volume. Para o advogado, apesar de significativa, a pirataria de Harry Potter é minúscula quando colocada diante das tiragens legalizadas.

Compre aqui Harry Potter and the half-blood prince

Leia mais