A caminhada da indústria automobilística em direção aos veículos elétricos ganhou mais um aliado importante nesta quarta-feira (05) com o anúncio da Volvo de que deixará de produzir carros completamente dependentes de combustível até 2019. A partir da data, a montadora sueca promete produzir apenas veículos elétricos ou com sistemas híbridos de combustão auxiliada para sistemas eletrificados. 

Entre 2019 e 2021, a empresa deverá lançar três novos modelos completamente elétricos da marca Volvo, além de outros dois modelos da marca de alta performance Polestar. “Este anúncio marca o fim dos carros que utilizam apenas motores de combustão”, comentou Håkan Samuelsson, CEO da empresa, em um vídeo de anúncio. “A Volvo afirmou que tem o plano de vender um total de 1 milhão de carros elétricos até 2025. É assim que nós faremos isso”. 

Há algum tempo que a companhia sueca tem focado na evolução tecnológica de seus veículos, o que tem tornado a Volvo uma das empresas mais ativas do setor nos últimos anos. Em maio, a montadora afirmou que passaria a embedar o sistema operacional Android nativamente nos módulos de entretenimento de seus veículos. Além disso, a companhia já tem uma parceria com a Nvidia para a produção de carros autônomos até 2021.