Há alguns anos que a Samsung está experimentando com displays diferentes – é só lembrar, por exemplo, que o Galaxy Note Edge apareceu pela primeira vez lá em 2014. O próximo passo da sul-coreana e da sua divisão Samsung Display, no entanto, pode ser na direção de telas maleáveis pelo que sugerem alguns protótipos revelados pela empresa.

A demonstração do protótipo foi feita na Display Week (via The Verge), um evento dedicado a telas de dispositivos eletrônicos. O primeiro dos displays apresentados pela empresa é um OLED de 9,1 polegadas que pode ser enrolado, dobrado e até esticado, voltando à forma original sem dificuldades em seguida. O display é capaz ainda de dobrar em ambas direções.

Além do display flexível, a empresa demonstrou também um display LCD de 1,96 polegada e resolução 3840 x 2140 (4K). A ideia é que a tela possa ser utilizada em óculos de realidade virtual futuros, substituindo displays atuais de resolução 1080 x 1200, como é o caso do atual Oculus Rift.

A última das telas apresentadas é uma OLED de 5,09 polegadas capaz de simular um efeito 3D sem o uso de óculos especiais. A ideia é semelhante à adotada pela Nintendo no antigo 3DS.

Como é de costume com demonstrações deste tipo, no entanto, não há qualquer previsão de quando (ou se) os protótipos devem aparecer em produtos finais.