A Qualcomm anunciou oficialmente nesta terça-feira (27), durante o MWC 2018, a nova série Snapdragon 700 de chips móveis, focada em trazer capacidades dos processadores de topo de linha da série 800 para dispositivos mais acessíveis.

Assim como no Snapdragon 845, apresentado no final do ano passado, a série 700 de chips tem como um dos principais focos o suporte à sistemas de inteligência artificial, melhorias de câmera, processamento e eficiência energética.

"A série de plataformas móveis Snapdragon 700 trará tecnologias e recursos de nível superior a dispositivos mais acessíveis, algo que nossos clientes, fabricantes globais e consumidores estão exigindo", afirmou Alex Katouzian, diretor geral da divisão mobile da Qualcomm.

Na prática, chips da linha 700 prometem uma entrega duas vezes mais rápida de processamentos de inteligência artificial do que o intermediário Snapdragon 660.

Os chips também terão um consumo de energia até 30% menor em relação ao Snapdragon 660, assim como a tecnologia Quick Charge 4+, que permite 50% de recarga de bateria em 15 minutos.

Em termos de câmera, os processadores terão a tecnologia Spectra ISP para fotos em ambientes escuros, além de suporte ao slow-motion.

A expectativa é que os primeiros chips serão enviados ainda neste semestre aos fabricantes, o que significa que os primeiros produtos embarcados com os novos SoC devem chegar ainda em 2018. A Qualcomm, no entanto, não especificou uma data para os lançamentos.