A Microsoft não disponibilizará a mais recente atualização Windows 10 Creators Update aos dispositivos carregados com o processador Intel Atom.

Ainda que muitos destes PCs tenham sido atualizados do antigo Windows 8 para o Windows 10 durante o período de update gratuito promovido pela fabricante, a empresa confirmou ao The Verge que não suportará mais essas máquinas com novos updates da versão mais recente do sistema operacional.

[Os PCs] exigem suporte de hardware adicional para fornecer a melhor experiência possível ao atualizar para o update mais recente do Windows 10, o Windows 10 Creators Update", afirmou um porta-voz da Microsoft à publicação. "No entanto, esses sistemas não são mais suportados pela Intel, e sem o suporte necessário de driver, eles podem ser incapazes de receber o Windows 10 Creators Update sem um potencial impacto no desempenho".

Segundo a empresa, a alternativa será o fornecimento da antiga atualização de aniversário do Windows 10 aos dispositivos com o Atom Clover Trail, assim como garantir updates de segurança até 2023 – data de término do suporte estendido do Windows 8.1. Na prática, isso significará que dispositivos com o processador Atom ainda terão a manutenção de segurança garantida até lá, mas nenhuma nova função do Windows 10 será trazida a eles.