A fabricante taiwanesa de semicondutores MediaTek deve anunciar os novos processadores Helio P23 e Helio P30 no próximo dia 29 de agosto em um evento em Pequim (via GSMArena).

Rumores indicam que o chip Helio P23 terá 16 nm e uma CPU de oito núcleos, além de suporte para resolução 2K, câmeras dupla e conectividade Cat. 7.

O mais poderosos Helio P30, por sua vez, deve ser fabricado no processo de 12 nm, trazer uma CPU com quatro núcleos Cortex-A72 a 1,5 GHz e quatro núcleos Cortex-A53 também a 1,5 GHz, além de conectividade Cat. 10.

Nesta semana, uma reportagem da DigiTimes indicou que a MediaTek poderá reduzir os preços de lançamento dos chips Helio P23 para baixo dos US$ 10 (cerca de R$ 31 em conversão direta) antes mesmo do anúncio oficial – isso por conta de um movimento semelhante da rival Qualcomm, que baixou os preços do seus Snapdragon 450.

A pressão para redução de preços vem por conta do fato da Qualcomm já ter conseguido avançar todas suas linhas de processadores para a arquitetura de 14 nm, o que barateia o custo total de produção de suas peças pela parceria Samsung.

A MediaTek, por sua vez, ainda tem modelos em 16 nm, o que deverá obrigá-la a diminuir sua margem de lucro para manter a competitividade.