Batizadas de Meltdown e Spectre, as falhas de segurança de processadores descobertas por pesquisadores do Google deverão ser corrigidas por atualizações da Intel, confirmou a empresa ao The Verge.

Em um comunicado enviado à publicação, a fabricante de processadores indicou que espera “imunizar” 90% dos processadores lançados nos últimos cinco anos contra as falhas até o final da próxima semana.

Com a afirmação, a empresa sugere ter encontrado uma forma de mitigar a falha do Spectre por meio de software – uma boa notícia, uma ve que a falha chegou a ser considerada tão grave que só poderia ser corrigida através de mudanças no hardware.

Além da Intel, empresas como a Microsoft já prometeram atualizações de segurança para o Windows 10. Navegadores como o Firefox e Chrome também serão atualizados até o final do mês.

Das grandes companhias envolvidas nos esforços de combate às falhas, a Apple continua não comentando publicamente os bugs – ainda que o AppleInsider tenha reportado que a empresa já liberou uma correção “parcial” através do macOS 10.13.2.