A chegada da nova geração de processadores Cannon Lake foi novamente empurrada para frente, prevista agora para chegar ao mercado apenas no final de 2018, indicam fontes próximas ao tema ao site Digitimes. Uma wafer da CPU Cannon Lake foi apresentada oficialmente pela Intel nesta quarta-feira (20) durante o evento Manufacturing Day, na China.

Segundo a publicação, no entanto, o adiamento do lançamento já estaria atrapalhando os planos de fabricantes, que consideram pular completamente a geração para adotar as CPUs seguintes, Ice Lake.

Apesar do atraso, as CPUs de 10 nm Cannon Lake são uma aposta importante da indústria para aproveitar a retomada do crescimento da demanda por notebooks, que voltou a subir neste ano após cinco anos consecutivos de queda. A expectativa é que a família traga uma melhora de 25% na performance e de até 45% no consumo de energia em relação aos atuais Kaby Lake de 14 nm.

A família Cannon Lake tinha lançamento originalmente previsto para o final de 2017, mas foi empurrada para o começo do ano que vem, meio do ano que vem e, agora, para o fim do ano que vem por conta de problemas da Intel com o processo de fabricação de chips 10 nm.

Anunciados em agosto, chips da oitava geração Coffee Lake, criados no processo 14 nm++, são os próximos com chegada prevista ao mercado.