O Facebook está explorando conceitos de smartphones modulares em sua divisão secreta de hardware, apelidada de Building 8 e dirigida por Regina Dugan, ex-diretora da DARPA.

De acordo com a Business Insider, a equipe está trabalhando no desenvolvimento de um dispositivo “eletromagnético modular” com o objetivo de reduzir custos e o desperdício de eletrônicos tradicionais, que são trocados em períodos curtos de tempo por conta de sua obsolescência.

Nesta semana, uma patente que teve o registro pedido pelo Facebook no ano passado veio a público, mostrando os primeiros detalhes do que poderá vir a ser um smartphone modular da empresa e listando um celular e um alto-falante inteligente como categorias potenciais de produtos.

Reprodução/Facebook

"Normalmente, os componentes de hardware incluídos na eletrônica considerados 'desatualizados' ainda são utilizáveis", descreve a patente. "No entanto, os componentes de hardware não podem mais ser reutilizados, uma vez que os dispositivos eletrônicos de consumo são projetados como sistemas fechados. Do ponto de vista do consumidor, o ciclo de vida de um eletrônico convencional é caro e desperdiçado".

Vale destacar que, antes de se juntar ao Facebook, Dugan foi responsável pelo setor de projetos e tecnologias avançados do Google, onde foi desenvolvido o Project Ara, um teste piloto de smartphone modular que acabou descontinuado no ano passado. Bernard Richardson, que esteve envolvido anteriormente no desenvolvimento do Amazon Echo, também está no time de Dugan.

Ao Business Insider, o Facebook confirmou que a tecnologia descrita no pedido de patente foi desenvolvida pela startup Nascent Objects, uma empresa focada em dispositivos modulares que foi comprada pela empresa de Mark Zuckerberg no ano passado.