A AMD parece estar pronta para voltar com força para a briga dos laptops. Meses após a chegada dos seus processadores Ryzen desktop, a empresa apresentou oficialmente a nova família Ryzen Mobile, chips da arquitetura Zen que devem competir diretamente com os Intel Core i5 e Core i7 de oitava geração em novos notebooks.

Integrados com as GPUs Radeon Vega, os novos chips Ryzen 7 2700U e Ryzen 5 2500U, com até quatro núcleos e oito threads, prometem um consumo de energia até 58% menor e desempenho de CPU três vezes superior – quando comparado com chips da mesma categoria.

Os processadores trazem ainda a tecnologia Precision Boost 2, que acelera o desempenho do processador em cargas de trabalho usando um ou vários núcleos, e suporta monitores HRD11 e a reprodução de jogos como League of Legends, Overwatch, CS:GO e Dota 2 em resolução HD.

"Nós prometemos trazer a inovação e a concorrência a todos os segmentos do mercado de PCs em 2017 e hoje marcamos o cumprimento dessa promessa aos consumidores de notebooks, após o nosso lançamento bem-sucedido, comercial e ao mercado de desktop high-end no início deste ano", afirmou Jim Anderson, vice-presidente da divisão de computação e gráficos da AMD.

Os novos chip  chegam já neste ano em três novos modelos de laptops premium ultrafinos: Lenovo IdeaPad 720s, Acer Swift 3 e HP Envy x360 – o único do trio que teve o preço revelado, de US$ 699. Novos dispositivos deverão chegam ao mercado a partir do ano que vem.