15 anos atrás, em 2001, a Microsoft lançava seu primeiro console ao lado de Halo: Combat Evolved, exclusivo do Xbox que mais tarde se tornaria carro-chefe da marca e revolucionaria os jogos de tiro. Apesar dos games se focarem nas aventuras de Master Chief e sua companheira Cortana, Halo conta com um imenso universo expandido que abrange quadrinhos, livros, filmes e até podcasts.

Hunt The Truth

None

Hoje nós sabemos que Halo 5: Guardians deixou de lado todo o arco de Master Chief ser um traidor mas a campanha de divulgação conseguiu facilmente colocar essa dúvida na cabeça dos fãs pouco antes do lançamento. Hunt The Truth é o grande responsável por isso. Aos moldes de Serial, esse audio drama acompanha o jornalista Benjamin Giraud investigando a origem do Spartan, percebendo incoerências na sua história e se envolvendo em uma perturbadora trama repleta de sujeira e mentiras encobertas.

The Halo Graphic Novel

None

Primeiro fruto da relação entre a Marvel e a Bungie, The Halo Graphic Novel também marca a estreia da franquia de videogames nos quadrinhos. A coletânea publicada em 2006 traz quatro histórias independentes que exploram pontos de vista até então inéditos, como um Elite lutando contra o Flood ou um jornalista cobrindo o ataque em New Mombasa, de Halo 2. Vários artistas contribuíram para Graphic Novel com roteiros e ilustrações, como Simon Bisley (Hellblazer, Lobo) e Tsutomu Nihei, autor de Blame! e Knights of Sidonia que vêm para o Brasil na CCXP 2016 - saiba mais.

Para comemorar o aniversário da franquia, listamos 7 dos melhores exemplos de como Halo vai muito além dos videogames, mas não se esqueça de deixar as suas recomendações nos comentários!

Fall of Reach

None

Apesar de não ser o relato mais antigo do cânone, Fall of Reach é um excelente ponto de partida para o universo expandido pois explica a origem, os feitos heroicos e a personalidade de Master Chief pouco antes de Combat Evolved, sequência direta aos acontecimentos do livro de Eric Nylund. Fall of Reach é considerado um ponto tão importante para Halo que já ganhou duas adaptações: a animação de mesmo nome disponível na Netflix e Halo: Reach, jogo de 2010 que marca o último trabalho da Bungie, criadora da franquia.

Halo Legends

None

Compilação de setes animes com histórias independentes, Halo Legends é um ótimo exemplo da versatilidade da franquia. Com direção de Shinji Aramaki (Evangelion: Another Impact) e produzido por seis estúdios japoneses de animação como Toei Animation (Dragon Ball) e Bones (Fullmetal Alchemist), Legends mostra desde um Elite que não compartilha das crenças religiosas do Covenant até um episódio onde Cortana narra toda a história dos Forerunners e do Flood.

Escalation

None

Considerando que Halo 5 deixou muitas explicações de lado, Escalation talvez seja o derivado mais relevante para poder entender e aproveitar a franquia ao mostrar a tripulação da nave UNSC Infinity logo após o bombástico final das Spartan Ops, modo opcional do quarto jogo. Produzida pela Dark Horse Comics, Escalation conta com 24 edições que te farão entender um pouco melhor as motivações de Chief, Palmer e outros. Infelizmente ainda não há previsão de chegada para a HQ no Brasil.

Helljumper

None

O Pelotão de Choque Orbital - os ODSTs - raramente recebem o crédito que merecem. A minissérie publicada pela Marvel, roteirizada por Peter David (Star Trek, O Incrível Hulk) e ilustrada por Eric Nguyen (X) procura mudar isso ao acompanhar um esquadrão atendendo um pedido de socorro vindo de um planeta não-tão-deserto-assim que torna a vida deles em um inferno. Romeo e Dutch, que estrelam a aventura, mais tarde deram as caras no jogo derivado Halo 3: ODST.

Trilogia Forerunner (Cryptum, Primordium e Silentium)

None

Os Forerunner, antiga raça alienígena responsável pela criação dos Halos e endeusada pelo Covenant, nunca foram propriamente explicados nos jogos, com figuras como o Didata aparecendo em Halo 4 sem nem ao menos uma introdução decente. A saga de Greg Bear corrige isso mostrando a trajetória de um jovem chamado Bornstellar que, acompanhado de seus companheiros de aventura, se torna um nome altamente relevante para compreender os jogos da 343 Industries. Todos os três livros foram publicados em português no Brasil.