Odiado por alguns, indiferente para outros, mas um recurso bastante usado por desenvolvedores de jogos de ação e aventura, os quick time events (QTE) não estarão no novo God of War.

A afirmação é de Cory Barlog (via The Verge), diretor do game, que revelou que acha os QTE “legais”, mas que o time está “encontrando uma maneira melhor” de aplicá-los. 

O título será o primeiro da franquia a deixar de lado esse elemento de jogo, que exige uma reação rápida do jogador para apertar um botão ou executar um comando durante uma cena de animação. Tipicamente, se o jogador não consegue executar a ação no tempo correto, a cena é repetida até o acerto. 

No caso da série God of War, os eventos eram geralmente utilizados para movimentos de execução de inimigos, principalmente contra criaturas monstruosas e muito maiores que Kratos. 

Barlog, no entanto, afirma que esse elemento de jogabilidade não é mais um novidade na série, e deve ser substituído por um modelo mais “íntimo” de combate – a começar pela câmera mais próxima dos ombros do personagem principal. 

Entre as técnicas que devem ser incluídas no novo game para substituir QTEs está a ação de pressionar um botão repetidas vez para que Kratos golpeie um inimigo sucessivamente durante uma execução. A ideia seria criar uma sensação de esforço físico no próprio jogador para que o combate se torne mais imersivo.