No novo God of War, Kratos terá a ajuda de seu filho, Atreus, e o relacionamento entre os dois é um dos pontos centrais da trama. Mas, na parte de gameplay, a criança deve atuar como uma extensão do espartano em combate e exploração, sempre auxiliando o jogador.

"Atreus tem um importante papel em dar a Kratos a motivação que ele precisa para mudar e enterrar seu passado de vingança", afirma o engenheiro-chefe do jogo, Jeet Shroff, ao Gamasutra"Kratos olha para o filho como alguém que precisa proteger, e tem dificuldades em criar um relacionamento com ele."

"Em troca, Atreus ajuda o pai em muitas maneiras. Para reforçar este tema, decidimos não limintar sua relação à narrativa. Na parte do gameplay, Atreus tem papel fundamental em ajudar, de forma autônoma, e complementar Kratos ao navegar por esta terra estranha, além de ser uma extensão de seu arsenal em combate."

Nos dois trailers já divulgados do jogo, é possível ver esta mecânica em ação quando Atreus atira flechas nos inimigos. O garoto também será uma espécie de intérprete para o pai, lendo runas e conversando com entidades nórdicas em idioma que Kratos não compreende.

O novo God of War chega ao PlayStation 4 em 2018 e mostará a jornada de Kratos com seu filho, Atreus, em um mundo de mitologia nórdica. Veja todas as referências mitológicas dos dois trailers já revelados do game.