A Gamescom acontece até 17 de agosto em Colônia, na Alemanha, e o Omelete está faz a cobertura da feira no local. Além dos títulos mais esperados, a maior feira de games europeia, que é aberta ao público, também é um prato cheio para casos interessantes e diferentes do mundo gamer. Confira alguns deles abaixo:

Organização protesta contra propaganda do exército na Gamescom

Uma pequena manifestação contra a presença do exército na Gamescom recebeu os fãs de jogos na entrada do espaço de eventos Köllnmesse na manhã desta sexta (15). Entre placas e uma bandeira branca com a caveira de um soldado, Verena Kemper, uma das representantes, explicou que a organização é contra estratégias de exército em uma feira para diversão.

"Neste ano, as Forças Armadas estão com um stand na feira para promover recrutamento entre os jovens. Eles têm feito propaganda em escolas há muito tempo, mas levar essa ideia para um lugar que não tem nada a ver com isso é errado. A guerra significa game over, é mortal e muito séria", explica.

"Nós não somos contra os jogos de guerra e sim contra o exército usar a propaganda dos jogos a seu favor. Eles têm desenvolvido softwares e simuladores para tornar a guerra menos impessoal e atraem as pessoas para a morte. Os soldados são treinados para lutar de regiões distantes usando esses simuladores, se escondem atrás desses equipamentos. Um clique de mouse distingue o virtual do real."


Dicas de maquiagem minimalistas inspiradas em League of Legends

Se você quer arrasar com uma maquiagem geek na Comic-Con Experience, nós antecipamos uma dica direto da Gamescom. Com uma paleta de cores simples, você pode criar uma maquiagem minimalista inspirada neste MOBA tão querido. As maquiadoras do stand, que pintam cerca de 136 pessoas por dia durante o evento de games em Cologne, explicam que para pintar o rosto, você precisa de um delineador e quatro tons de cores: lilás, rosa, vermelho e preto. A sugestão é inspirada em cinco personagens da saga: Katarina, Wukong, VI, Draven e Diana.

"Para Katarina, você pode fazer uma maquiagem comum, com base e batom levemente avermelhado, mas não muito. Nos olhos, sombra preta e o detalhe fica por conta do leve corte vermelho atravessando o olho esquerdo", explica a maquiadora Karin. Para Wukong, o rei macaco, ela indica uma sombra vermelha em torno dos olhos com um contorno leve usando lápis de olho marrom ou preto. Se quiser se transformar no lunático Draven, é preciso contornar e pintar as sobrancelhas de preto, para deixá-las bem marcadas. Um bigode em estilo chinês e três riscos vermelhos no olho esquerdo dão o toque final.

Assim como a luar, o lilás é a cor da personagem Diana. Neste caso, eles usam o preto apenas para o contorno nos olhos. Para ficar mais parecido com a personagem, o tom tem que parecer natural no batom e na sombra com brilho para os olhos. Na testa, um lápis branco faz o desenho simbolizando as fases lunares. E para fechar, VI é toda rosa. Nos lábios e na sombra, os olhos devem ser marcados com delineador preto. Para desenhar o número que representa a personagem com punhos de aço, o cinco em algarismo romano deve ficar bem abaixo do olho esquerdo. Aqui embaixo, você tem algumas opções para imprimir e colocar do lado do espelho.

Gamescom 2014 15ago2014 10 Gamescom 2014 15ago2014 8 Gamescom 2014 15ago2014 9 Gamescom 2014 15ago2014 4 Gamescom 2014 15ago2014 3

Jesus também é gamer

No subsolo escuro da Gamescom, o cheiro forte de suor denuncia a bagunça: ali você encontra as pérolas geeks da feira. Desde a espada pixelada do Link, um dos produtos mais vendidos, por 17 euros, até action figures únicas de animações japonesas e mangás, artistas que transformam você em quadrinhos classudos com aquarela e a Cosplay Village, com oficinas de customização e produção de fantasias.

Mas os stands também são preenchidos por serviços inusitados pensando nos clichês do universo nerd. Se a vida estiver muito solitária, duas modelos de shortinho abordam adolescentes tímidos com um sorriso e um flyer com a solução. Porque não fazer um parada no ônibus azul bebê da felicidade, um serviço de chatline onde você pode encontrar sua alma gêmea? Apesar das investidas das meninas, é claro que a barraquinha com acessórios de Magic está mais cheia. É ali que vive o verdadeiro amor.

Quando você passa os corredores do subsolo, desviando de camisetas e brindes voando pela sua cabeça enquanto músicas muito ruins bombam alto nas caixas de som das lojas, mais um stand desértico é revelado e as bolas de feno imaginárias rolam na sua frente. Com Jesus usando fones de ouvido de telemarketing e joysticks, iluminado pelas luzes coloridas do centro de convenções, o missionário explica: "queremos conectar os gamers com a religião e mostrar que apesar de muitas pessoas acharem que não, você pode aceitar Jesus e continuar se divertindo", explica.

A diversão aparentemente não tem restrições, mas é claro que os jogos mais violentos tem a recomendação de ser evitados. O marca página do guia pré-Bíblia distribuído gratuitamente destaca a seção Sex And Lust. "Sexo é bom, foi criado para ser aproveitado, mas a socidade deu um jeito de capitalizar isso, tornando seus desejos em dinheiro frio", disparam. Mesmo com fãs sedentos por brindes, as camisetas de Cristo transformado em heróis da cultura pop, vestido como Ryu ou os dizeres "Gaming is Not a Crime" (jogar não é um crime, em tradução livre), estão paradas, esperando os bem-aventurados gamers de boa vontade.

Leia mais sobre Gamescom 2014