No último sábado, 21 de março, o Omelete foi gentilmente convidado pela Electronic Arts para conferir no escritório da empresa Command & Conquer: Kane´s Wrath, novíssimo pacote de expansão da famosa série de estratégia em tempo real iniciada em 1995.

Durante a tarde de jogatina fomos apresentados às novidades da expansão e pudemos testá-la ao lado de alguns dos maiores especialistas brasileiros no assunto, gente que parece conhecer o jogo tão bem quanto seus criadores. Obviamente, levamos surra atrás de surra por lá, mas enquanto jogávamos feito velhas, pudemos apreciar a incrível demonstração de destreza dos jogadores e experimentar em primeira mão os novos recursos da série.

Command and Conquer

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Kane´s Wrath

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Difícil resistir à tentação de comparar Command & Conquer a uma partida de Xadrez anabolizada. Enquanto o jogo de tabuleiro, criado lá no século 15, requer o conhecimento de movimentos de seis peças que se movem por uma superfície formada por 64 casas, sobre as quais desenrolam-se as mais variadas estratégias, o novo Command & Conquer requer conhecimento de quase uma centena de "peças" - entre unidades de combate, estruturas e atualizações - empregados em dezenas de possíveis tabuleiros, ou terrenos. E se no Xadrez a única diferença entre peças brancas e pretas é a cor e quem inicia a partida, aqui são nove as possibilidades de facções, cada uma com suas habilidades, forças e restrições específicas. Sim, as facções originais de Command & Conquer: Tiberium Wars, GDI, Irmandade de Nod e Scrim, ganharam a companhia de outras seis subfacções: Garras de Aço, Zocom, Black Hand, Escolhidos de Kane, Reaper-17 e Traveler-59.

"Essa variação de subtimes foi fundamental para equilibrar os jogos online", garante Daniel Salomão Kochimizu, moderador da comunidade do jogo no Orkut. É que a partir de agora, nos campeonatos, os jogadores serão obrigados a conhecer sua facção, sorteada aleatoriamente, apenas no momento do confronto. Isso torna a partida muito mais competitiva, forçando os gamers a aprender a jogar com diversos exércitos e estratégias. "Claro que conhecer como pensa seu oponente também ajuda muito - as competições estão acirradas", completa Daniel. "As unidades novas vão possibilitar muitas estratégias diferentes. A combinação é incrível", complementa Rafael Monteiro Dourado, moderador do portal RTS Games.

Outra prova do foco da EA nessa profissionalização - no jogo online e nos campeonatos de esportes eletrônicos - é o investimento na solução de problemas de desempenho do game. "Foi fundamental que eles arrumassem nessa expansão o engine [o software que controla o jogo] e seu tempo de resposta online. Eram os grandes problemas para quem joga competitivamente", afirma Thiago Costa Silva, também do RTS Games.

Mas se o modo multiplayer parece a menina dos olhos da desenvolvedora, os fãs das missões solo e da intrincada mitologia da série - desenvolvida ao longo de treze capítulos e mais de uma década - também não se decepcionarão. E há um bônus para os jogadores brasileiros: as primeiras fases se passam nas favelas devastadas do Rio de Janeiro, veja só.

Na trama de Kane´s Wrath os jogadores voltarão à terceira guerra do Tiberium e conhecerão mais 20 anos de história da saga, jogando alguma luz sobre eventos misteriosos do passado e enfocando três eras. Como o título deixa claro, a história tem foco na ascensão do personagem Kane, novamente vivido nas cenas entre fases e vídeos durante jogo solo por Joe Kucan. O ator, inexpressivo fora dos games, faz aqui mais uma memorável participação entregando-se a seu personagem mais famoso, o calvo líder da NOD, com direito a perdigotos de ódio em seus monólogos. Os vídeos em alta definição e extremamente bem feitos (outra marca da série desde o começo) contam ainda com Natasha Henstridge (A Experiência), como a integrante da Irmandade Alexa Kovacs; e Carl Lumbly (Alias), no papel do Irmão Marcion.

Um terceiro - e último - modo de jogo é o inédito Conquista Global. Trata-se de uma partida em turnos, semelhante a jogos de tabuleiro como War, algo que games como Star Wars: Empire At War e Battle for Middle-Earth II já trouxeram. A estratégia aqui é mais pausada, com tempo para administração de recursos e batalhas que podem ser disputadas automaticamente (o computador determina vencedores) ou em tempo real. Uma boa pedida para quem ainda não tem o traquejo dos jogadores calejados, que administram recursos e batalhas em quatro frentes distintas simultaneamente.

"Será o jogo de estratégia do ano, de novo", comemora antecipadamente Daniel. Depois da surra que levamos naquela tarde de teste, nem nos atrevemos a discordar.

Confira abaixo galeria de imagens e o trailer de lançamento de Kane´s Wrath.

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