No meio do ano será lançado um novo capítulo da saga Star Wars. Não se trata, porém, da alardeada série animada, ou mesmo do seriado com atores... a primeira supostamente estreará no segundo semestre e a outra só em 2010. A novidade é o próximo game da franquia, um que promete costurar as tramas das duas trilogias cinematográficas e está sendo desenvolvido sob a direção do criador do "há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante" em pessoa, George Lucas.

Em Star Wars: The Force Unleashed os fãs serão apresentados a um novo personagem desse universo: o aprendiz secreto de Darth Vader. A trama se passa durante as inexploradas duas décadas entre o episódio III (A Vingança dos Sith, 2005) e o episódio IV (Uma Nova Esperança, 1977). O objetivo desse novo vilão é, claro, ajudar o Lorde Sith a livrar a galáxia dos Jedi remanescentes, os que escaparam ao massacre dos clones maquinado pelo Imperador Palpatine. Os detalhes da história ainda são escassos, mas sabe-se que as decisões tomadas durante o game podem alterar o destino da galáxia e quatro novos personagens da saga já foram apresentados: Juno Eclipe (uma bela e talentosa oficial Imperial que age sob as ordens diretas de Vader), Maris Brood (uma Jedi, treinada por Shaak Ti, em busca do responsável pelo extermínio de sua ordem - e que nutre perigosos sentimentos negativos), General Rahm Kota (Jedi veterano, amigo de Mace Windu e exímio estrategista) e Proxy (andróide holográfico que auxilia o Aprendiz Secreto em suas missões). Já a ação trancorrerá em cenários como o planeta dos wookiees Kashyyyk, o paraíso natural Felucia, o planeta de lixo Raxus Prime e uma estação espacial imperial de construção de Caças TIE.

The Force Unleashed

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Star Wars The Force Unleashed

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Force Unleashed

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Tecnicamente, The Force Unleashed é igualmente promissor. O mais recente vídeo-documentário de produção (assista ao final do artigo) detalha as três principais tecnologias que movem o game: As inéditas Digital Molecular Matter (DMM), desenvolvida pela suiça Pixelux Entertainment; e Euphoria da inglesa NaturalMotion Ltd., além do já testado e aprovado engine Havok (Assassin´s Creed, Halo 3 e mais dezenas de games). São três simuladores de física que buscam o realismo de materiais e comportamentos.

O Havok, velho conhecido dos gamers, é o que dá ao jogo suas leis básicas da física e permite a movimentação de um grande volume de objetos simultaneamente. Já a Euphoria, que também está sendo implementada no novo game de Indiana Jones, é um módulo de inteligência artificial biomecânica - ou seja, faz com que personagens comportem-se como seres humanos, agindo em tempo real de formas distintas a cada situação e não mais através de padrões repetitivos de movimento. "Isso dá aos personagens um senso de auto-preservação, uma ciência de seus arredores", garante Haden Blackman, chefe do projeto na Lucasfilm. "Para os jogadores, a tecnologia dá a certeza de que as reações jamais serão as mesmas". Troy Sims, encarregado de uma das equipes de desenvolvimento, vai além: "Você nunca sabe como eles irão reagir, mas sim que eles vão reagir". Completando a trinca está a DMM, tecnologia exclusiva da LucasArts até setembro de 2008, que simula a substância dos objetos no plano digital. Ele constrói elementos a partir de moléculas e não como grandes objetos construídos e reunidos. Assim, dependendo da maneira como cada elemento tem suas moléculas interligadas, cada material em cena comporta-se como seria na vida real - de vidro a metal e plantas, passando até por elementos alienígenas, como a famosa carbonite que aprisionou Han Solo no cinema ou a gordura Hutt do molenga Jabba - e tem a vantagem de ser totalmente interativo. O comportamente acontece em tempo real e sem qualquer espécie de animação.

O poder de processamento dos consoles de nova geração Xbox 360 e Playstation 3 foi crucial para permitir a integração dessas tecnologias, que até então nunca haviam sido empregadas juntas. "Elas são muito diferentes", diz o designer de sistemas Richard Davis. "Mas a opção pela simulação de realidade era crucial para as nossas intenções de jogabilidade. As tecnologias combinadas geraram algo que é essencialmente imprevisível. Não dá pra saber o que vai acontecer no jogo e dá pra perder facilmente o controle da situação".

As possibilidade da fusão das três tecnologias sem dúvida prometem combinações de golpes como poucos games já permitiram. Afinal, além dos tradicionais golpes de sabre de luz e disparos laser, o Aprendiz Secreto de Vader terá à sua disposição um verdadeiro arsenal de poderes da Força. Entre eles, a manipulação à distância de objetos, o esmagamento com a mente e os raios elétricos - tudo quase ao mesmo tempo.

Confira abaixo cenas do jogo que demonstram essas funcionalidades e diversas imagens, na nossa galeria de fotos. E aguarde novidades sobre esse aguardado produto, que terá também um série de quadrinhos, brinquedos e colecionáveis e está sendo considerado pela Lucasfilm um novo capítulo oficial nesta que é uma das mais cultuadas sagas de todos os tempos.

A versão mais poderosa do game será lançada para Xbox 360 e PlayStation 3. Versões adaptadas, com menos recursos, chegarão ao Nintendo Wii, Nintendo DS e PSP. O lançamento é previsto para meados de 2008.