Star Wars: The Force Unleashed - O próximo capítulo da saga de George Lucas
Game promete integrar a hexalogia cinematográfica e surpreender com novas tecnologias
No meio do ano será lançado um novo capítulo da saga Star Wars. Não se trata, porém, da alardeada série animada, ou mesmo do seriado com atores... a primeira supostamente estreará no segundo semestre e a outra só em 2010. A novidade é o próximo game da franquia, um que promete costurar as tramas das duas trilogias cinematográficas e está sendo desenvolvido sob a direção do criador do "há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante" em pessoa, George Lucas.
Em Star Wars: The Force Unleashed os fãs serão apresentados a um novo personagem desse universo: o aprendiz secreto de Darth Vader. A trama se passa durante as inexploradas duas décadas entre o episódio III (A Vingança dos Sith, 2005) e o episódio IV (Uma Nova Esperança, 1977). O objetivo desse novo vilão é, claro, ajudar o Lorde Sith a livrar a galáxia dos Jedi remanescentes, os que escaparam ao massacre dos clones maquinado pelo Imperador Palpatine. Os detalhes da história ainda são escassos, mas sabe-se que as decisões tomadas durante o game podem alterar o destino da galáxia e quatro novos personagens da saga já foram apresentados: Juno Eclipe (uma bela e talentosa oficial Imperial que age sob as ordens diretas de Vader), Maris Brood (uma Jedi, treinada por Shaak Ti, em busca do responsável pelo extermínio de sua ordem - e que nutre perigosos sentimentos negativos), General Rahm Kota (Jedi veterano, amigo de Mace Windu e exímio estrategista) e Proxy (andróide holográfico que auxilia o Aprendiz Secreto em suas missões). Já a ação trancorrerá em cenários como o planeta dos wookiees Kashyyyk, o paraíso natural Felucia, o planeta de lixo Raxus Prime e uma estação espacial imperial de construção de Caças TIE.
The Force Unleashed
Star Wars The Force Unleashed
Force Unleashed
Tecnicamente, The Force Unleashed é igualmente promissor. O mais recente vídeo-documentário de produção (assista ao final do artigo) detalha as três principais tecnologias que movem o game: As inéditas Digital Molecular Matter (DMM), desenvolvida pela suiça Pixelux Entertainment; e Euphoria da inglesa NaturalMotion Ltd., além do já testado e aprovado engine Havok (Assassin´s Creed, Halo 3 e mais dezenas de games). São três simuladores de física que buscam o realismo de materiais e comportamentos.
O Havok, velho conhecido dos gamers, é o que dá ao jogo suas leis básicas da física e permite a movimentação de um grande volume de objetos simultaneamente. Já a Euphoria, que também está sendo implementada no novo game de Indiana Jones, é um módulo de inteligência artificial biomecânica - ou seja, faz com que personagens comportem-se como seres humanos, agindo em tempo real de formas distintas a cada situação e não mais através de padrões repetitivos de movimento. "Isso dá aos personagens um senso de auto-preservação, uma ciência de seus arredores", garante Haden Blackman, chefe do projeto na Lucasfilm. "Para os jogadores, a tecnologia dá a certeza de que as reações jamais serão as mesmas". Troy Sims, encarregado de uma das equipes de desenvolvimento, vai além: "Você nunca sabe como eles irão reagir, mas sim que eles vão reagir". Completando a trinca está a DMM, tecnologia exclusiva da LucasArts até setembro de 2008, que simula a substância dos objetos no plano digital. Ele constrói elementos a partir de moléculas e não como grandes objetos construídos e reunidos. Assim, dependendo da maneira como cada elemento tem suas moléculas interligadas, cada material em cena comporta-se como seria na vida real - de vidro a metal e plantas, passando até por elementos alienígenas, como a famosa carbonite que aprisionou Han Solo no cinema ou a gordura Hutt do molenga Jabba - e tem a vantagem de ser totalmente interativo. O comportamente acontece em tempo real e sem qualquer espécie de animação.
O poder de processamento dos consoles de nova geração Xbox 360 e Playstation 3 foi crucial para permitir a integração dessas tecnologias, que até então nunca haviam sido empregadas juntas. "Elas são muito diferentes", diz o designer de sistemas Richard Davis. "Mas a opção pela simulação de realidade era crucial para as nossas intenções de jogabilidade. As tecnologias combinadas geraram algo que é essencialmente imprevisível. Não dá pra saber o que vai acontecer no jogo e dá pra perder facilmente o controle da situação".
As possibilidade da fusão das três tecnologias sem dúvida prometem combinações de golpes como poucos games já permitiram. Afinal, além dos tradicionais golpes de sabre de luz e disparos laser, o Aprendiz Secreto de Vader terá à sua disposição um verdadeiro arsenal de poderes da Força. Entre eles, a manipulação à distância de objetos, o esmagamento com a mente e os raios elétricos - tudo quase ao mesmo tempo.
Confira abaixo cenas do jogo que demonstram essas funcionalidades e diversas imagens, na nossa galeria de fotos. E aguarde novidades sobre esse aguardado produto, que terá também um série de quadrinhos, brinquedos e colecionáveis e está sendo considerado pela Lucasfilm um novo capítulo oficial nesta que é uma das mais cultuadas sagas de todos os tempos.
A versão mais poderosa do game será lançada para Xbox 360 e PlayStation 3. Versões adaptadas, com menos recursos, chegarão ao Nintendo Wii, Nintendo DS e PSP. O lançamento é previsto para meados de 2008.