Parede pintada por Charles Schulz vira peça de museu
Parede pintada por Charles Schulz vira peça de museu
Você comprou uma casa nova e descobriu que, além de ela já ter sido habitada por um dos maiores mestres dos quadrinhos, ele desenhava nas paredes.
Foi o que aconteceu com o casal Stan e Polly Travnicek, que compraram em 1979 uma casa que tinha sido de Charles Schulz - criador de Charlie Brown, Snoopy e toda a turma da tira Peanuts. Lá eles descobriram que o autor havia pintado personagens seus e de livros infantis na parede do quarto da filha mais nova, Meredith. As pinturas eram do início dos Peanuts, em 1951.
A parede havia sido pintada e repintada por outros moradores nos quase 30 anos. Mas o casal Travnicek resolveu e conseguiu com sucesso remover as camadas de tinta sobre o trabalho original de Schulz.
Depois de 20 anos com uma peça única em casa, Stan e Polly ouviram falar dos planos de criação de um museu em memória de Schulz - que faleceu em 2000. Acharam que era hora de mostrar sua parede para todos os órfãos de Charlie Brown.
O trabalho será finalmente exibido a partir de 29 de novembro no Charles M. Schulz Museum, instituição criada em 2002 em Santa Rosa, California, para honrar o cartunista. A exposição mostrará como a parede foi removida da casa e como é seu trabalho de conservação. A peça, doada pelos Travnicek, faz parte do acervo permanente do museu. Veja: