Em 1937, J.R.R. Tolkien, um renomado professor inglês, publicou seu sucesso literário Senhor dos Anéis, que contava a história de uma comitiva que deveria se livrar para todo o sempre de um anel maligno que poderia trazer a destruição da Terra-Média.

Muito maior que seus planos, Tolkien revolucionou não só o mundo da literatura, trazendo à tona um estilo diferente de fantasia, como também revolucionou o mundo dos jogos, influenciando a criação do que chamamos hoje de RPG.

Em 1976, é lançada a primeira versão do software ADVENT, um jogo de aventura fantástica para computadores. Era o primeiro game eletrônico que utilizava apenas texto para situar o seu jogador num espaço.

Dois anos mais tarde, no fim de 1978, Bartle and Trubshaw completam a primeira versão do MUD, escrito em MACRO-10 para um PDP-10. E até hoje ele está presente na vida de hard-gamers que procuram desafios cada vez maiores.

O MUD, ou Multi-User Dungeon, veio com a Internet e já foi (na verdade, ainda é!) mania gringa. Pouca gente por aqui saiba da sua existência. Imagine um servidor que armazena um jogo em RPG e vá passando uma história linha por linha para que o jogador tome suas próprias decisões.

Agora imagine que você nunca estará jogando sozinho. Qualquer hora que você entrar, encontrará dezenas ou centenas de malucos, seguindo a mesma história, com o mesmo objetivo. Você poderá se aliar a essas pessoas, fazer amigos e é claro, inimigos. E destrui-los.

Essa zona toda fica 24 horas no ar, e você pode acessar milhares de histórias diferentes. Um pouco estranho à princípio, o MUD requer um pequeno aplicativo (existem diversos deles para download na Internet) e não contém imagens. O máximo de gráfico que o jogador encontrará é uma ou outra ASCII Art (aqueles desenhos feitos apenas com letras e números).

Claro que por ser na Internet, ele é afetado por problemas como todos os outros jogos. Como por exemplo o LAG - tempo de espera exagerado para a transferência de dados -, que nunca é igual para todo mundo. Por isso, você pode estar jogando em um minuto e de repente, num piscar de olhos estar em uma grande enrascada! Para evitar estes problemas, prefira jogar de madrugada, quando tem menos gente utilizando as conexões no Brasil e sua linha com certeza estará mais rápida.

Se você gosta de RPG, e entende inglês, não pode deixar de conhecer essa mania, gratuita saudável e que tomará horas e horas da sua vida. Só tome cuidado... existem loucos lá dentro, prontos para matar seu pobre e fraco personagem!

Sites:

zMUD (http://www.zuggsoft.com/): site de um ótimo client de MUD. Vem com centenas de servidores de jogos já cadastrados.
The Mud Connector (http://www.mudconnect.com/): portal de MUD, resenhas, listas de servidores e muito mais!
Mud Master (http://www.mud-master.com/): outro software que dá acesso à servidores de MUD
MudCenter (http://www.mudcenter.com/): mais um portal de MUD, muito bem organizado tem tudo que o jogador precisa saber!