Harry Potter chuta Tanya Grotter pra fora da Holanda
Harry Potter chuta Tanya Grotter pra fora da Holanda
Uma corte holandesa julgou o apelo da editora Byblos e determinou que o livro Tanya Grotter e o Baixo Mágico, de Dmitri Yemets, é mesmo um plágio de Harry Potter e a Pedra Filososal.
Tanya é um sucesso na Rússia e foi traduzido na Holanda, onde a editora responsável tentou em vão convencer a justiça de que o livro havia sido apenas "inspirado" pelo trabalho de Joanne Rowling.
O advogado responsável pela ação
contra a editora e Yemets disse que 22 países aguardavam o resultado
do julgamento. Caso a justiça holandesa determinasse que a história
de uma menina de óculos que voa em seu instrumento musical era um trabalho
independente, Tanya Grotter poderia se tornar a mais nova heroína
da criançada.
Em outra notícia do mundo de Harry Potter, crianças e adultos
invadiram as livrarias alemãs para a chegada da vesão local de
A Ordem da Fênix.
Assim como aconteceu nos países de língua inglesa, as livrarias aproveitaram para promover festas a partir da meia-noite. Estudos feitos nos eventos em outros países mostraram que enquanto esperam pela Hora Potter, pais e filhos costumam comprar outros livros, o que tem incentivado ainda mais as livrarias a atrair o público para a noite do lançamento.
A edição alemã tem uma tiragem inicial de 2 milhões de exemplares. Cerca de 500 mil devem já estar nas mãos dos leitores que solicitaram entrega pelo correio, enquanto cento e cinquenta mil cópias foram vendidas pela versão alemã do site Amazon.com.
Enquanto isso, os fãs brasileiros preparam-se para a chegada de Harry Potter e a ordem da fênix ao Brasil. O livro foi antecipado para 29 de novembro (faltam menos de 20 dias!) e está atualmente em pré-venda. Se for comprado aqui, além do livro, você também recebe gratuitamente um passaporte adulto para o parque Hopi Hari, em São Paulo. Confira!