IBM apresenta protótipo de Sword Art Online com capacete de realidade virtual
Uma versão que segue (com os pés no chão) a realidade do anime pode surgir em breve
Em Sword Art Online, os jogadores experimentam um VRMMORPG, que é um MMO criado em realidade virtual. Sem controles para jogar, o usuário utiliza apenas um capacete com funções neurológicas para acionar todos os mecanismos do jogo.
Já foram lançados algumas versões de Sword Art Online para os videogames, e a mais recente, prevista para o final do ano virá com um componente multiplayer ainda não existente nos games já lançados. Agora a IBM japonesa que ir além e se aproximar ainda mais do anime, com sua própria estrutura de realidade virtual.
O projeto já conta com mais de 100 mil inscritos, mas poucos tiveram a chance de experimentar o primeiro teste do produto. Depois de uma pequena introdução, o vídeo apresenta os primeiros testes do jogo, que dispensa o uso de controles de qualquer tipo, escaneia o corpo do jogador e o transporta para dentro do jogo. A movimentação dos golpes de espada é inspirada no anime, e é preciso andar com as próprias pernas (ou marchar sem sair do lugar) para movimentar seu personagem.
O projeto é ambicioso e os japoneses estão eufóricos. Só é preciso lembrar que no anime, os jogadores passam por momentos de terror extremo ao serem aprisionados no mundo digital, e morrer no jogo é o mesmo que morrer na vida real.