Fifa 08
Nova edição aposta no jogo em equipe
Fifa 08
fifa
Mas se originalmente a franquia reinava sozinha, nos últimos anos ganhou um concorrente de peso, Winning Eleven, e a batalha proporciona jogos cada vez mais completos ao público, forçando a EA
É fato de que entre o Fifa 07 e o Fifa 08 pouca coisa parece ter mudado. A dobradinha Nivando Prieto e Paulo Vinícius Coelho foi mantida na narração e nos comentários, e as melhorias gráficas não são tão visíveis. A maior inovação está na tecnologia do modo conjunto de jogo. Quatorze anos depois do lançamento do game original, Fifa começa a caminhar para o rumo esperado pela empresa desde seu lançamento: suporte a um maior número de jogadores.
Assim, a grande novidade do título é o modo "Seja um Profissional" (Be a Pro, em inglês), que leva ao campo virtual quatro jogadores de cada lado. Para que isto funcione, o time é dividido em setores (goleiro, zaga, meio-campo e ataque) e cada um destes é controlado por um jogador. Este é o primeiro passo que a empresa dá em direção a colocar um time completo em que cada membro da equipe virtual possa ser representado por apenas um jogador.
Embora o Seja um Profissional inicialmente pareça divertido apenas para jogadores que possuam conexão banda larga à internet e um bom número de amigos que também possuam o Fifa 08, a realidade é outra. O modo é ótimo mesmo para quem joga sozinho, já que é possível concentrar-se apenas em um setor do campo e torcer para que os companheiros de equipe controlados pela máquina não façam burradas e honrem também a camisa que vestem.
Aliás, talvez tenha sido apenas impressão, mas parece que nesta versão os jogadores se cansam com mais facilidade que nas anteriores, o que exigirá de cada um dos "técnicos virtuais" uma estratégia melhor elaborada. Sim, a administração do time segue como um dos grandes atrativos.
No Modo Dirigente caberá a você manter seu cargo realizando boas partidas, se destacando em embates clássicos, renovando contratos, procurando novos jogadores e até mesmo assinando patrocínios. Aqueles que preferem a prancheta e o jaleco à chuteira e o uniforme podem apostar na carreira de técnico, escolhendo um time, realizando amistosos e se preparando para grandes campeonatos.
Neste modo, é possível assistir ao jogo em uma linha do tempo que mostra cada um dos eventos como se fosse uma transmissão de texto em tempo real. Porém, os que quiserem seguir os passos de Romário poderão, ainda que no papel de técnico, entrar em campo a qualquer hora, vestindo o uniforme rapidamente e tentar decidir a partida.
A franquia continua também em sua evolução na jogabilidade. Para os jogadores de versões mais antigas, portanto, a adaptação aos novos comandos pode levar um pouco de tempo. O uso de um controle do estilo "gamepad" para uma melhor experiência é recomendado.
E se Winning Eleven sempre ganhou por seu realismo, a Electronic Arts mostra novamente que está realmente disposta a correr atrás do prejuízo aprimorando seus mecanismos de jogo, enquanto mantém seu principal e mais importante diferencial: uma longa lista de equipes e jogadores licenciados. A opção por nomes de peso também se reflete fora dos campos, com a trilha sonora sempre variada e com artistas de todas as partes do mundo. Os brasileiros este ano são Bonde do Rolê, Céu e Cansei de Ser Sexy.
A versão testada pelo Omelete foi a de Windows, porém o jogo também foi lançado para PlayStation 2, PlayStation 3, Xbox 360, Wii, PSP, DS, N-Gage e celulares. Compre aqui o game para PC.