Ao lado da empreitada dos Castro Brothers com A Lenda do Herói, o estúdio QUByte Interactive carrega há anos um dos mais promissores projetos nacionais: um jogo inspirado pelo podcast 99Vidas. Após um tempo em desenvolvimento, duas exposições pelo ID@Xbox na Brasil Game Show e uma demo para os apoiadores da campanha de sucesso no Catarse, 99Vidas - O Jogo finalmente chegou ao PC, mas será que é capaz de compensar essa espera toda?

Tal como os jogos que servem como inspiração, a trama é leve e direta ao ponto: um artefato foi roubado e você sairá na mão com muita gente para tê-lo de volta. Seja jogadores de futebol, homens gordos e caras vestidos de sapo, há uma boa variedade de inimigos que atacam o jogador em padrões semelhantes mas com efeitos diferentes, como derrubar, agarrar ou te travar em um combo. A inteligência artificial oferece uma boa luta, aproveitando momentos de falta de atenção para atacar, dando a volta no jogador ou contra-atacando seus movimentos.

Felizmente o combate oferece ferramentas diversas para isolar personagens na porrada ou controlar grandes multidões. É um sistema que pouco inova mas, considerando a dificuldade de jogos modernos em fazer combate beat-em-up de qualidade, serve bem e não frustra, raramente deixando a sensação de imprecisão dos controles ao ser derrotado.

Algo que conquista é a estranheza dos inimigos, principalmente dos chefes. Claro, todos são baseados em histórias contadas pelos membros do podcast - existe até mesmo um episódio dedicado à comentar e explicar algumas das referências. Não conhecer o material-base, nesse caso, não interfere na experiência de forma alguma.

Em certos pontos, o humor aleatório do jogo até lembra os jogos dos quais puxa inspiração, título de uma época onde a narrativa em videogames ainda não era um elemento principal, portanto os locais e vilões não perdiam tanto tempo na contextualização.

Muito do tom bem humorado do jogo é passado através de seu excelente visual. Claramente inspirado nos clássicos do Mega Drive, os cenários vibram com detalhes e todos os personagens, jogáveis ou não, contam com boas animações no combate e carismáticas expressões faciais. A altíssima qualidade da direção artística se torna ainda mais evidente ao ritmo que o jogo avança, dando espaço para praias e cidades norturnas visualmente impressionantes.

Tudo isso é reforçado por uma boa trilha sonora que, apesar de não fazer nada de incrível, consegue trazer animadas batidas à porradaria, seja com versões 8-bit de funk carioca ou um remix da excelente trilha sonora de Streets of Rage 2.

Talvez a maior decepção fique por conta da fase final, que traz um cenário corporativo e sem graça enquanto te força a repetir todas as lutas de chefões anteriores. Apesar de ser uma homenagem ao design clássico e desafiador de jogos antigos, infelizmente acaba deixando o encerramento meio repetitivo.

Além disso jogar a campanha pelo multiplayer online tem seus problemas: é impossível pausar, e morrer te remove da sala automaticamente, sem sequer esperar seus colegas finalizarem a fase ou alcançarem outro checkpoint para o seu retorno. Dessa forma você constantemente é forçado a fechar sua sessão atual e abrir uma nova, o que é bem irritante.

Ainda assim são pequenas inconsistências em um jogo que, no geral, é muito bom. 99Vidas consegue ir além do público do podcast para entregar uma divertida aventura que acerta no humor e qualidade visual. Mais de um ano de trabalho árduo, coletando feedback dos apoioadores e em eventos, deu resultado: um game que não será lembrado como uma piada interna para um grupo específico de fãs, e sim como um jogo brasileiro de alto padrão.

99Vidas - O Jogo está disponível para PC. Clique no nome da plataforma para conferir o preço em suas loja digital.

Nota do crítico