Lançado em 2013, o Google Glass nunca chegou a fazer sucesso junto ao mercado consumidor.
O dispositivo, no entanto, pode ter finalmente achado seu lugar ao Sol dentro do setor corporativo, utilizado como um assistente para trabalhadores por empresas como AGCO, DHL, Boeing e Volkswagen.
As companhias estão empregando a chamada Enterprise Edition (EE) do Google Glass, um dispositivo lançado dois anos após o modelo original e que traz algumas melhorias de hardware – incluindo uma câmera melhor, mais bateria e uma conectividade Wi-Fi mais rápida.
Oficialmente a partir desta terça-feira (18), a Alphabet – empresa do qual o Google é parte – termina o período de testes do Google Glass EE junto aos parceiros mais próximos, o que significa que mais empresas poderão testar o produto se tiverem interesse.
À Wired, Jay Kothari, líder do projeto do Google Glass EE, confirmou que o óculos oficialmente não é mais um “experimento” e já está em produção.
Além dos upgrades técnicios, a principal característica do novo modelo é que seus componentes eletrônicos foram transformados em um módulo independente. Com isso, o prisma onde informações são mostradas pode ser retirado da armação do Google Glass e colocado em outros tipo de óculos – como visores de proteção usados em fábricas, por exemplo.
Isso tem sido particularmente útil em áreas como manofatura, logística e da saúde, onde trabalhadores precisam ter acesso a informações rapidamente, mas estão geralmente com as duas mãos ocupadas com o trabalho.
O preço do novo dispositivo, no entanto, não foi revelado.