Óculos de realidade virtual de próxima geração da Oculus Rift, o Project Santa Cruz teve mais detalhes revelados sobre seu desenvolvimento pela companhia nesta quarta-feira (11), durante a conferência Oculus Connect (via Mashable).

A principal novidade do acessório é o sistema de rastreamento de movimento de “dentro para fora”, o que significa que ele dispensará câmeras externas para monitorar a movimentação do usuário pelo ambiente em tempo real. O Santa Cruz também virá com novos controles sem fio que terão seis eixos de movimentação. Veja no vídeo acima.

Assim como o recém-revelado Oculus Go, o Project Santa Cruz não dependerá da conexão com PCs ou smartphones para funcionar, mas promete um hardware muito superior ao “irmão mais novo” Go.  Detalhes sobre as especificações técnicas do Project Santa Cruz, no entanto, não foram reveladas.

Por ser independente de hardware externo para funcionar, o sistema deve garantir mais liberdade de movimento ao jogadores e liberdade de criação para desenvolvedores.

Segundo a empresa, um protótipo do modelo será lançado oficialmente no ano que vem para desenvolvedores, que já poderão experimentar com suas novas tecnologias embarcadas.