Se eu fosse listar os gêneros de jogos que eu menos passo tempo jogando, corrida certamente estaria no Top 5 junto com MMOs, RTS, jogos de cartas e MOBAs. Foi uma surpresa, então, pegar o controle em Forza Motorsport 7 e não só dirigir com uma certa tranquilidade, como vencer corridas e sair satisfeito com meu desempenho. O maior mérito de qualquer tipo de comunicação é falar algo complexo de uma forma compreensível, e a Turn 10 Studios acerta em cheio ao fazer isso com o gameplay do seu mais novo título.

Com lançamento marcado para outubro, Forza 7 nunca parece ser um jogo simples. Há inúmeros fatores para levar em consideração. Mudanças no clima, tipos de pneus, recursos no carro. Olhar alguns dos seus menus é intimidador. Mas tudo isso some quando você senta no banco do motorista e dá de cara com uma jogabilidade extremamente precisa, que responde com velocidade e fluídez aos comandos dados pelos jogadores. Tudo que um fã de simulador de corrida quer está lá - você pode customizar e comparar qualquer elemento do veículo, deixar as coisas mais realistas ao desativar assistências e colocar a marcha no manual - mas a Turn 10 sabe que as versões para PC e Xbox One X podem significar a chegada de novatos ou pessoas que não tem tanto conhecimento automobilístico.

Forza Motorsport 7
Microsoft

"Nós sempre estamos procurando maneiras de tornar a série Forza Motorsport mais acessível. Nós acreditamos que todo mundo é apaixonado carros no fundo," disse o diretor de conteúdo da Turn 10, John Wendel, em entrevista exclusiva com o The Enemy. "Nós queremos desbloquear isso nos jogadores. Temos esse ditado que é 'queremos transformar gamers em apaixonados por carros, e apaixonados por carros em gamers.' Estamos sempre querendo evoluir isso e temos coisas para deixar o jogo mais acessível, como a linha de sugestão que não só mostra por onde ir como também quando acelerar ou frear. Temos as assistências reais que você tem numa Ferrari, como ABS e controle de estabilidade, mas podemos dar um passo a mais porque nós sabemos onde você deve ir. Então podemos te dar coisas como assistência de volante e freio. E em Forza 7 também introduzimos a assistência de fricção, para que quando você saia da pista, o terreno não vai te penalizar tanto."

"Queremos transformar gamers em apaixonados por carros, e apaixonados por carros em gamers"

No evento no qual testamos de Forza 7, rodando já no Xbox One X, era possível jogar uma demo que estava na E3 e a versão final do jogo. Ambas são visualmente impressionantes. Ver uma corrida na chuva, com as gotas d'água pingando no carro e depois deixando poças que refletem o sol saindo de trás das nuvens com toda sua glória é a melhor forma de notar como o novo console da Microsoft é poderoso. A resolução 4K é importante, claro, e será usada em toda campanha de marketing da empresa, mas acima disso está um trabalho técnico impressionante da Turn 10, algo que vai além dos visuais e entra no som e nos recursos de gameplay. 

Forza Motorsport 7
Microsoft

"Diferente de muitas franquias de esportes, nós levamos dois anos para desenvolver o jogo, então podemos passar por um ciclo desenvolvimento cheio e rico em recursos.  Eu diria que há diversas coisas que tornam Forza 7 mais do que um Forza 6.5," Wendel nos disse. "Uma delas é a resolução 4K nativa. O jogo foi feito e construído do zero para a resolução 4K. Isso não é um conteúdo portátil. Também tiramos o motorista do carro pela primeira vez na série Motorsport. Então todos aqueles detalhes e customização estão no motorista. Por fim, temos a empolgação dinâmica das corridas. Aquela imprevisibilidade com o clima. Em Forza nós dizemos que nenhuma corrida é igual à outra. Toda vez que você vai numa pista ela tem um visual diferente, uma pegada diferente. Poças vão crescer e diminuir e desaparecer ao longo das corridas. Uma tempestade violenta pode surgir. O céu pode mudar. Isso dá uma variedade enorme à experiência."

Boa parte do foco em acessibilidade vem do fato de que a Turn 10 está, essencialmente, fazendo três versões do jogo. Isso trouxe alguns obstáculos interessantes, mas o estúdio está confiante que Forza 7 será uma experiência boa em qualquer lugar. "Nós estamos lançando em três plataformas, o que é um desafio por si só. Estamos lançando no Xbox One X, Xbox One S e Windows 10, onde estamos expandindo os tipos de hardware no qual rodamos para permitir que mais e mais pessoas experimentem nosso jogo. Tudo desde PCs de ponta até um computador Surface com processador i5," afirma Wendel.

Tudo isso tem um só propósito: criar algo novo e maior dentro da franquia Forza. O objetivo do estúdio parece ser a criação de algo além de uma iteração na fórmula já conhecida. Uma experiência que não depende do nível de conhecimento automobilístico do jogador para ser cativante "Acima de tudo, queríamos que os jogadores sentissem que esse jogo é o que chamamos de 'Forza re-imaginado.' Queríamos aproveitar essa oportunidade com 4K para dar um passo pra trás, examinar tudo que fizemos novamente e entregar uma nova experiência de corrida que é mais humana, empolgante e emocional para jogadores," diz o desenvolvedor.

Forza Motorsport 7
Microsoft

Pelas horas que passamos com Forza 7, isso parece ter sido alcançado. A fidelidade gráfica e o trabalho intenso no gameplay servem muito bem o propósito de criar algo intenso, que atrai mais do que o típico fã de simuladores. Já ouvi diversas pessoas que estiveram em carros de corrida sendo dirigidos por pilotos profissionais falarem que a experiência é assustadora, e a Turn 10 está reproduzindo bem isso. Com a câmera em primeira pessoa, vendo carros passando dos meus lados, a tremedeira que vem ao sair um pouco da pista, foi difícil não ter reações viscerais. É uma explosão sensorial de visuais e sons realistas que arregala os olhos e faz o coração bater um pouco mais rápido.

"Mas pilotar um carro de corrida é assustador, empolgante e divertido"

"O espaço de simulação de corrida é conhecido por ser um pouco frio e clínico," Wendel reconhece. "Mas pilotar um carro de corrida é assustador, empolgante e divertido. Estamos tentando trazer isso para o jogo, e com sorte quando você terminar uma corrida suas mãos estarão suando e você sentirá algumas dessas animações."

Forza Motorsport 7 já está pronto, e quando ele for lançado no dia 29 de setembro para aqueles que comprarem a Ultimate Edition do jogo, e no dia 3 de outubro para outros, a Microsoft terá em suas mãos o tipo de produto que o Xbox One X precisa para ser um sucesso. Sim, gráficos bonitos estão lá. Mas a qualidade visual não é um fim em si mesma. Ela tem um propósito; colocar você totalmente dentro de um novo mundo e atacar todos os seus sentidos.

Forza 7, assim como os melhores e maiores carros do mundo automobilístico, é lindo, intimidador, tecnologicamente avançado e incrivelmente divertido. Felizmente, ele também é acessível ao ponto de que não é preciso ser nenhum especialista para sair impressionado depois de uma volta com o jogo. Basta colocar as mãos no volante e sair dirigindo por aí.