A versão de FIFA 18 no Nintendo Switch terá algumas limitações em relação ao PS4, Xbox One e PC. As principais delas são a ausência do modo história - A Jornada - e da Frostbite Engine, motor gráfico usado em diversos games da EA. Agora, a empresa explicou suas decisões. 

"Por mais que nós quiséssemos [usar a Frostbite], você não pode fazer isso sem fazer o motor gráfico inteiro funcionar. Nós intencionalmente escolhemos fazer o jogo com um motor gráfico personalizado porque sentimos que isso era melhor do que tentar fazer a Frostbite funcionar e terminar tendo que diminuir as coisas e transformar o jogo numa versão menor, com menos qualidade das versões de PS4 e Xbox One," explicou Andrei Lazarescu, time da EA Bucareste, que está desenvolvendo FIFA 18 no Switch.

"Nós queremos que esse seja um FIFA que se sustente sozinho. Nós queremos que as pessoas o reconheçam e o jogam pelo que ele é, ao invés de falar 'hey você está pegando uma versão merda de segunda mão do jogo.' Esse é um FIFA completo que os jogadores vão desfrutar."

Quando questionado sobre comparações com a versão para PS3 e Xbox 360, Lazarescu fez questão de mostrar que a edição do Switch será melhor. "Se você colocar as duas juntas, não vai reconhecê-las. Quando você coloca o Switch no dock, está em 1080p e 60fps - a geração anterior nunca roda assim," ele afirmou. Além disso, no console da Nintendo, FIFA 18 também terá física superior e os Ídolos do Ultimate Team.

FIFA 18 wserá lançado no dia 2 de outubro para PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 3, Xbox 360, PC e Switch.