No último domingo, os brasileiros fizeram história na etapa americana do FIFA Ultimate Team Championship Series - circuito mundial de FIFA 17 - em Miami. Três jogadores do país se classificaram para o mundial em Berlim e um deles, Rafael "Rafifa13" Fortes sagrou-se campeão. Em conversa exclusiva com o Omelete, ele se mostrou confiante para o mundial e acredita que é hora dos clubes brasileiros investirem com força em FIFA.

Rafifa 13

"Foi excelente," Rafifa disse quando perguntado sobre a experiência de competir na etapa americana do circuito. "Todo jogador, seja virtual ou real, sonha em representar o seu país em uma competição internacional e a minha experiência em Miami foi uma realização especial." O jovem já foi duas vezes campeão brasileiro de FIFA e entrou em dois mundiais, mas essa é sua maior conquista até agora. 

Ver um brasileiro se dando bem no futebol é algo que já aconteceu incontáveis vezes em gramados reais. Como resultado, os jogos de futebol sempre atraíram incontáveis fãs e jogadores. Rafifa é um deles, e para ele o sucesso verde-e-amarelo com a bola virtual não é acidente. "Há anos que tínhamos um complexo de vira-lata sobre nossa habilidade e capacidade em competições internacionais, e o desempenho de todos nós nessa competição serviu para afastar isso de vez," ele explicou, dizendo que tem certeza que o título mostra que o Brasil é uma força a ser reconhecida em torneios internacionais.

Falando nisso, o próximo grande desafio que Rafael vai enfrentar é o mundial de FIFA 17 que acontecerá em Berlim, no fim de maio. Quando perguntamos quais seriam suas chances de voltar pra casa com o título, ele se mostrou positivo e disse que são "as melhores possíveis."

"Sei que o jogadores europeus historicamente demonstram melhores resultados, mas ganhar a competição de forma invicta mostra que posso sair vencedor em Berlim," afirmou. Ele terminou a etapa de Miami com seis vitórias e apenas um empate, sagrando-se campeão e o único jogador a não ter perdido sequer um round. Com o troféu em mãos, ele vê esse como o momento ideal para o cenário de FIFA explodir no Brasil.

Rafifa13

"Acredito que esse é o momento de muito investimento nos jogadores," afirmou Rafifa13 na entrevista. "Esse foi o título [mais importante] e o melhor desempenho brasileiro em uma competição, então todos estarão de olhos abertos para os grandes jogadores. Esperamos que esse investimento venha também em calendários e campeonatos ao longo do país, pois sem isso os jogadores não conseguirão agregar retorno e bons resultados."

Uma das principais maneiras pela qual o cenário de FIFA está crescendo é com a chegada de times grandes da Europa Ao longo do último ano, mais e mais clubes de futebol têm investido em eSports, com uma atenção especial para FIFA. Grandes nomes como AS RomaPSG Manchester City são apenas alguns dos inúmeros exemplos que surgiram no velho continente recentemente. Apesar de alguns rumores, a situação no Brasil ainda não é essa. Rafael não tem dúvidas, chegou a hora dessa tendência começar aqui.

"Clubes de futebol agregam em mídia para os campeonatos, e tê-los ao nosso lado seria ótimo pro crescimento da cena do FIFA," explicou o campeão internacional. "Acho que falta abrirem os olhos para o potencial que o FIFA tem com relação a transmissao e alcance de marca. Jogadores de todos os tipos de FIFA sao apaixonados por futebol e com Corinthians, Cruzeiro e Botafogo sendo representados por jogadores isso não seria diferente."

Nós somos, afinal de contas, o país do futebol. E isso também vale para os gramados virtuais.