WIBR (Women in Brazil), iniciativa criada pelo MIBR com o objetivo de mudar o ecossistema do mundo dos games apoiando mulheres que desejam entrar neste mercado, lançou o primeiro uniforme do projeto, já pensando em apoiar iniciativas. Batizada de WIBRAVE, camisetas terão o valor da renda revertido para o Power 4 Girls.

programa Power 4 Girls é uma iniciativa da Embaixada e Consulados dos EUA em parceria com o Instituto Gloria e apoio da rede CONIF. O intuito dele é empoderar meninas por meio de uma formação que estimula o empreendedorismo, inovação e responsabilidade social para o ambiente de trabalho do século XXI. O Programa é voltado para alunas de instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de todo o país.

"Esta é uma jersey para ser usada pelas guerreiras e corajosas, por aquelas mulheres empoderadas, que enfrentam o medo e lutam por um mundo melhor, mais igualitário. Juntas somos mais fortes para virar as regras do jogo e criar as lideranças femininas do futuro. É por isso que o total da receita da venda das camisas será revertido para o Power 4 Girls, um projeto focado em capacitar meninas do ensino público para virarem grandes empreendedoras" declarou Roberta Coelho, CEO do MIBR e fundadora do WIBR.

A nova jersey tem o rosa como cor predominante, traz o símbolo do WIBR estampado em vários lugadres e ainda exalta a caminhada e as batalhas vencidas pelas mulheres ao longo dos anos em busca de direitos iguais. Algumas dessas datas significativas estão presentes, gravadas no tecido da camisa, como:

  • 1827: Mulheres passam a ter acesso a educação formal;
  • 1932: Mulheres conquistam direito ao voto;
  • 2006: Lei Maria da Penha;
  • 2015: Sancionada a Lei Contra o Feminicídio.
Imagem: WIBR

"O tema de 2023 é acessibilidade e inclusão e, ter o WIBR é fundamental. Através de um leilão solidário da jersey WIBRAVE, poderemos dar mais luz a projetos de meninas líderes do futuro. Elas estão prontas para mudar o mundo e juntos podemos fazer o movimento mais forte. Educação salva!", reforçou Cristina Castro, CEO e idealizadora do Instituto Gloria.

Outro detalhe importante é a presença do número 180, canal de serviço que presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. As estampas foram criadas pela Trois Fashion, que em sua pesquisa revisitou a participação feminina nos jogos ao longo das décadas, entendendo a mudança de paradigma do não protagonismo feminino e da sua hiperssexualização até o seu atual momento. A produção da camiseta foi realizada pela CIENA, repetindo a parceria do atual uniforme do MIBR.

De acordo com comunicado enviado à imprensa, o uniforme terá um número de peças "super limitado", ao custo de R$ 179,90. Toda a venda será realizada no site do MIBR (LINK).

LEIA MAIS:

Outra iniciativa que nasce junto desta e com o mesmo propósito, é o leilão que o WIBR fará. Em parceria com o curador Rafael Lacerda e o RL escritório de Arte, quatro artistas foram convidados para dar seu toque às camisetas e levar ao público uma nova perspectiva sobre a Jersey. As obras das artistas serão leiloadas e o valor também será direcionado ao Power 4 Girls.

"Para mim é um prazer ser o curador de Arte do WIBR, foi uma experiência incrível poder juntar duas atividades - games e artes plásticas - que remetem a inspiração, transpiração e muita dedicação para chegar no objetivo final. As três artistas abraçaram a causa e o resultado acabou superando todas as expectativas", cita Rafael Lacerda, Curador da GALERIA.

Entre as artistas selecionadas pela seus trabalhos e conexão com o tema, temos: Sofia Rocha, plástica e urbana, criada no Rio de Janeiro. Hildebranda: artista visual, poeta e atriz com formação em artes cênicas e comunicação visual e a artista contemporânea, Lyn Court.

Além das artistas selecionadas pela curadoria, o designer e grafiteiro Yuri Jardim, diretor criativo da CIENA, também deixou a sua marca gravada em um dos mantos do WIBR e sua obra estará ao lado das demais no leilão que acontecerá na plataforma eSolidar (LINK). O leilão começa hoje, 21 de março, a partir das 12h.

"Ter a oportunidade de fazer parte do projeto do WIBR como a plataforma responsável pelo leilão da jersey WIBRAVE, é uma honra para a esolidar. Acreditamos que é preciso falar, dialogar e combater, de vez, a desigualdade de gênero, principalmente dentro de um mercado, predominantemente, masculino. Ajudar a empoderar mulheres e meninas tem um efeito multiplicador e colabora com a construção de uma sociedade livre", disse Maurício Salvatore, CEO da ESOLIDAR.

Clique AQUI para acessar o site do leilão.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!