A Riot Games anunciou que, a partir deste ano, o Vietnã será uma região independente nos torneios competitivos de League of Legends, tendo vaga garantida para o Campeonato Mundial do game.

Anteriormente, o país era parte da divisão do Sudeste Asiático, a Garena Premier League (GPL), dividindo espaço com Filipinas, Indonésia, Singapura, Malásia e Tailândia.

Com o desempenho de equipes como a Gygabite Marines, porém, a Riot decidiu que a Vietnam Championship Series (VCS) merecia seu espaço próprio espaço entre as grandes regiões competitivas do MOBA.

“Quando combinamos estas séries de conquistas com o sistema competitivo maduro e base de jogadores apaixonada do Vietnã, acreditamos que a hora é certa para que eles possam competir como uma região individual única”, declarou a empresa em um comunicado oficial.

Com a mudança, o Mundial de LoL continuará a ter 24 times, mas a vaga que antes pertencia ao time com melhor performance entre as regiões Wildcard - incluindo Brasil, Japão, América Latina Norte, América Latina Sul, Leste Europeu, Oceania, Sudeste Asiático e Turquia - agora é do Vietnã.

A Gigabyte Marines foi uma das grandes surpresas da temporada de 2017 de LoL

Além disso, o Mid-Season Invitational agora terá 14 times, e a VCS será colocada junto com as regiões da Turquia e Leste Europeu para o Rift Rivals.