A Riot Games divulgou o planejamento completo para o VALORANT Challengers Brazil (VCB) 2024. O campeonato começará em 14 de fevereiro, e foi confirmado que ele será disputado, majoritariamente, de forma online — conforme apurado previamente pelo The Enemy. A dona do FPS ainda definiu as datas e formatos para as primeiras qualificatórias abertas, além de revelar os times que já estão garantidos na competição; veja:
- Legacy
- Libertados (elenco ex-Liberty)
- Mixx
- Only Aim (elenco ex-Vivo Keyd Stars)
- RED Canids
- Stellae Gaming (transferência de vaga da ODDIK)
- TBK Lusa
- União (elenco ex-The Union)
As qualificatórias, por sua vez, começarão no dia 14 de janeiro. Serão duas qualificatórias abertas, com até 256 times; de cada uma, quatro equipes avançarão para a qualificatória fechada. As duas equipes que sobreviverem a esse processo se juntam às 8 que já estão garantidas no VCB 2024, completando dez times no total. Veja datas:
- Qualificatória Aberta 1: 14 a 16 de janeiro
- Qualificatória Aberta 2: 19 a 21 de janeiro
- Qualificatória Fechada: 24 a 27 de janeiro

Após o encerramento das qualificatórias, a primeira etapa do VCB 2024 começa em 14 de fevereiro, com todas as equipes se enfrentando em turno único. As quatro melhores avançam direto para os playoffs, enquanto os times que ficaram entre a 5ª e 8ª posição disputarão uma Fase de Entrada buscando outras duas vagas no mata-mata.
Com os playoffs definidos, os times são colocados em uma chave de eliminação dupla (com chave inferior). Nessa etapa, a final da chave superior, semifinal e final da chave inferior, e grande final serão disputadas presencialmente nos estúdios da Riot Games. Todos os jogos serão MD3, com exceção da grande final, que será MD3.

Por fim, a Série de Acesso também ganhou detalhes. Na primeira fase, 16 times brigarão por duas vagas na etapa seguinte. Os dois sobreviventes se juntarão àqueles que ficarem na 9ª e 10ª posição do VCB, e se enfrentarão em chave de eliminação dupla pelas duas vagas na segunda etapa do Challengers.
A Riot ainda não divulgou como se classificar para a primeira fase da Série de Acesso, mas é certo que a seleção usará o VALORANT Premier como base para definir os times.
LEIA MAIS
- VALORANT: novo agente Iso é revelado; confira habilidades
- MEG 2023: xand é impedido de seguir no torneio por fala racista
- VALORANT: MIBR confirma conversas com aspas, yay e mais
O VCB 2024 terá a dura missão de recuperar a credibilidade do Tier 2 do VALORANT. Uma grande debandada de organizações afetou o cenário em 2023, e nomes como Vivo Keyd, The Union, Liberty e ODDIK ficarão de fora da disputa no ano que vem.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!